O LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE E A APRESENTAÇÃO ORAL DO CANDIDATO PARA QUALIFICAÇÃO OU DEFESA DE MESTRADO E DOUTORADO

Autores/as

  • Juliana Bacan ZANI Universidade São Francisco – USF
  • Luzia BUENO Universidade São Francisco – USF

Palabras clave:

Letramento Ideológico, Apresentação Oral, Modelo didático, Gêneros de textos.

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir o letramento na universidade e apresentar a construção de um modelo didático do gênero apresentação oral do candidato para qualificação ou defesa de Mestrado e Doutorado, proporcionando um melhor entendimento desse tipo de gênero textual. Nesse trabalho, tomamos por base as discussões sobre signo ideológico (Bakhtin/Volochinov, 1929/2009), letramento ideológico (Street, 1984, 2010; Kleiman, 1995), o quadro teórico-metodológico do Interacionismo sociodiscursivo, desenvolvido por Bronckart (1999, 2006, 2008), a proposta de ensino de gêneros por meio da construção de modelo didático e sequência didática de Schneuwly & Dolz (1998, 2004). Concluímos que a apresentação oral do candidato para qualificação ou defesa de Mestrado é muito complexa, exigindo um trabalho sistematizado para que os candidatos dominem tal gênero de forma efetiva constituindo um instrumento de ação de linguagem.

Publicado

2016-09-01

Cómo citar

ZANI, J. B., & BUENO, L. (2016). O LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE E A APRESENTAÇÃO ORAL DO CANDIDATO PARA QUALIFICAÇÃO OU DEFESA DE MESTRADO E DOUTORADO. Intercâmbio, 31. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/29382

Número

Sección

Artigos