A ARQUITETÔNICA DAS PLÁSTICAS SONORAS DE SMETAK

Autores/as

  • Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva

Palabras clave:

plásticas sonoras, Bakhtin e seu Círculo, forma arquitetônica

Resumen

O objetivo deste trabalho é descrever e analisar obras do artista suíço-brasileiro Walter Smetak. Para tanto, selecionamos três de suas esculturas que são instrumentos musicais ou plásticas sonoras: Chori Sol e Lua, Ronda e Piston Cretino. A partir de noções teóricas que emergem da obra de Bakhtin e seu Círculo, investigamos como, nessas obras, forma, material e título se associam verbo-visualmente na configuração do sentido. Apontamos, também, para a importância do som produzido por esses instrumentos para a compreensão de sua forma arquitetônica, resultante das relações entre os diversos elementos estruturais e ideológicos.

Cómo citar

Silva, A. P. P. de F. e. (2010). A ARQUITETÔNICA DAS PLÁSTICAS SONORAS DE SMETAK. Intercâmbio, 20. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3533

Número

Sección

Artigos