BILINGUISMO NO BRASIL: SIGNIFICADO E EXPECTATIVAS

Auteurs

  • Marcello Marcelino

Mots-clés :

bilinguismo, aquisição, educação bilíngue

Résumé

O bilinguismo cresce no Brasil como um fenômeno e como uma tendência. Às vezes, no entanto, uma tendência pode ser confundida com um modismo a ser seguido por estar acontecendo em todos os lugares. Neste trabalho, analiso o contexto no qual o bilinguismo cresce, as razões aparentes de seu crescimento e para onde parece se direcionar. Ao longo do trabalho, farei referências ao (i) conceito de bilinguismo, muito debatido hoje em dia, (ii) as características ideais de uma escola bilíngue no contexto Brasileiro e (iii) os aspectos linguísticos de se utilizar uma L2 para instrução, que, em geral, são deixados fora da equação. Ao final do trabalho, faço uma reflexão acerca da importância de se propiciar à criança no contexto bilíngue um tipo de input ótimo, a fim de maximizar as chances de um aprendiz de desenvolver uma L2 o mais próximo possível da língua-alvo.

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Publiée

2010-09-09

Comment citer

Marcelino, M. (2010). BILINGUISMO NO BRASIL: SIGNIFICADO E EXPECTATIVAS. Intercâmbio, 19. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3487

Numéro

Rubrique

Artigos