O GÊNERO TESTE DO ENEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS ITENS

Autori

  • Amanda Petry RADÜNZ Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Patrícia MARCUZZO Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Parole chiave:

ENEM, Língua Inglesa, Análise Crítica de Gênero

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise da estrutura de 40 itens de Língua Inglesa no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise Crítica de Gênero (ACG) (MEURER, 2002; 2004; 2005; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2005; 2008). A análise se dedicou aos textos-base, aos enunciados e às alternativas de resposta dos itens. Os resultados apontam que a maioria dos itens explora a leitura de notícias, anúncios, e letras de música. Os enunciados primeiramente apresentam uma contextualização, e, então, juntamente com as alternativas de resposta, apresentam um comando.

Biografie autore

Amanda Petry RADÜNZ, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Licenciada em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Letras pela UFSM.

Patrícia MARCUZZO, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Professora Adjunto 4 do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua no curso de graduação em Letras-Inglês e no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL-UFSM).

Pubblicato

2019-09-12

Come citare

RADÜNZ, A. P., & MARCUZZO, P. (2019). O GÊNERO TESTE DO ENEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS ITENS. Intercâmbio, 40. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44973

Fascicolo

Sezione

Artigos