GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA

Autori

  • Karlene do Socorro da Rocha Campos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Daniela Carnaúba Benedito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Parole chiave:

estratégias de leitura, gamificação e ensino de leitura, aprendizagem de leitura.

Abstract

Neste trabalho, refletimos sobre a contribuição de elementos de gamificação no processo de ensino e aprendizagem de leitura em Língua Portuguesa. Pressupomos que, por meio de uma organização gamificada, propicia-se o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, criando-se uma realidade virtual em que é possível atuar, personificar, arquitetar, tecer e desvendar sentidos. Fundamentamo-nos em estudos sobre leitura e gamificação e ilustramos nossas reflexões em atividades de uma disciplina que trata da aprendizagem por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação, desenhada para alunos do primeiro ano de um curso de graduação em Letras.  Constatamos que, de fato, elementos do universo de games podem ser utilizados por professores de Língua Portuguesa para o desenvolvimento da competência leitora dos disc

Pubblicato

2018-12-21

Come citare

Campos, K. do S. da R., & Benedito, D. C. (2018). GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA. Intercâmbio, 38. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/39233

Fascicolo

Sezione

Artigos