Interdisciplinaridade: facilitadora da integração da sustentabilidade no Ensino Superior

Autores

  • Beatriz Marcos Telles
  • Arnoldo José de Hoyos Guevara

Palavras-chave:

educação, ensino superior, interdisciplinaridade, sustentabilidade

Resumo

O texto traz a interdisciplinaridade como facilitadora na inserção de temas complexos como o da integração da sustentabilidade no ensino superior. Para tal dialoga com autores que trazem a problemática do ensino fragmentado e disciplinar, dentre vários outros obstáculos enfrentados por todos que procuram brechas para esta inserção.

Biografia do Autor

Beatriz Marcos Telles

Mestra em Administração (PUCSP), graduada em Informática (UFSCAR), licenciatura em Matemática (Centro Universitário Claretiano), especializações em Administração (FAAP) e em Metodologia de Design Instrucional para Cursos de EaD (UNIFEI), com interesses de pesquisa em educação para sustentabilidade, redes sociais, pensamento complexo e interdisciplinaridade. Educadora na UNIVAS (MG), pesquisadora pela PUCSP do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares) e NEF (Núcleo de Estudos do Futuro), empreende projetos de cunho social integrando a comunidade acadêmica (UNIVAS-MG) com a comunidade local, estimulando as práticas de sustentabilidade.

Arnoldo José de Hoyos Guevara

PhD University of California, Berkekey Pos-doc University of Oxford, UK. Coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro NEF/PUCSP (www.nef.org.br) que representa no Brasil o Projeto Milênio (www.millennium-project.org), e é responsável dos ICIM no Brasil (www.pucsp.br/icim). O NEF tem publicado uma serie de livros nos últimos anos, o último sobre o tema da Educação na Era da Sustentabilidade (GUEVARA, 2011).

Downloads

Edição

Seção

Artigos