OS DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DA ÁREA DA CIENCIAS DA NATUREZA DE UMA ESCOLA ESTADUAL.
Palavras-chave:
interdisciplinaridade, currículo, ciências da natureza.Resumo
As discussões sobre currículo no campo educacional brasileiro têm conquistado lugar de destaque podendo ser visualizada pela quantidade de diretrizes, normatizações e reformulações em todas as modalidades do ensino. Objetiva investigar a proposta de interdisciplinaridade no currículo da área de ciência da natureza proposto pelo Novo Currículo Básico Escola Estadual e os desafios da integração na percepção dos professores. Privilegiou a abordagem qualitativa e a análise do discurso, por meio de questionário a quinze professores da área de ciências da natureza de uma escola estadual do Município de Pinheiros/ES. Os resultados da investigação sugerem carência de formação e estudos por parte dos docentes, sobre a interdisciplinaridade, assim como dos documentos legais que fundamentam essa prática. Além do relatar os resultados obtidos à análise serviu para evidenciar a concepção que os professores têm a respeito da integração curricular na perspectiva da interdisciplinaridade.
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira. 2006.
APPLE, M. W. Ideologia e currículo. 3. ed. Trad. Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2006.
APPLE, M. W. Educação e Poder. trad. De Maria Cristina Monteiro. Porto Alegre: Artes Médicas,1989. 201p.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 375p
AUTH, M.A; MALDANER, O.L; WUNDER, D.A; FIUZA, G.S; PRADO, M.C; Situação de estudo na área de ciências do Ensino médio; rompendo fronteiras disciplinares- In. Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Org. Roque Moraes, Ronaldo Mancuso. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. 253 p.
BRASIL. Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, n° 248, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BRASIL. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2002.
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL. PCN + Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf>. Acesso em: mai. 2014.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.162p.
ESPIRITO SANTO (Estado). SEDU (Secretaria de Educação). Ensino Médio: área das Ciências da Natureza/Secretaria de Educação. Currículo Básico Escola Estadual. Volume 02, Vitória: SEDU, 2009.128 p.
FAZENDA, I.C.A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro Efetividade ou Ideologia. 6ª ed., São Paulo, Brasil, 2011.
______. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir / Org., Ivani Catarina Arantes Fazenda, Hermínia Prado Godoy. São Paulo: Cortez, 2014. 285 p.
______. Interdisciplinaridade: definição, projeto, pesquisa. In: Práticas interdisciplinares na escola. FAZENDA, I. C. A (coord.). 13. ed.rev.ampl. São Paulo: Cortez, 2013, p. 20.
FERREIRA, S. L. Introduzindo a noção de interdisciplinaridade. In: FAZENDA, Ivani C. Arantes (org.). Práticas interdisciplinares na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2013, p. 39-41
GODOY, H. P. Consciência espiritual. In. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir / Org., Ivani Catarina Arantes Fazenda, Hermínia Prado Godoy. São Paulo: Cortez, 2014. 69 p.
GOODSON, I. F. Currículo: Teoria e história. Trad. Attílio Brunetta; revis. da trad.: Hamilton Francischetti.7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1995.140p.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998. 152p.
JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976. p. 74.
MALDANER, O.L; ZANON, L. B. Situação de Estudo: uma organização de ensino que extrapola a formação disciplinar em ciências. In. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores/ Org. Roque Moraes, Ronaldo Mancuso. Ijuí, 2004.304 p.
MORAES, R.; GOMES, V. S. Dissoluções e cristalizações teorização dentro de grupos reflexivos de professores em escolas. In: Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Org. Roque Moraes, Ronaldo Mancuso. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p. 209 a 236.
MOREIRA, A. F. (org.). Currículo: questões atuais. 6ªed. Campinas, SP: Papirus, 2001.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995. 92 p.
PACHECO, José Augusto. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, T. T. Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo. 2 ed., 8 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 156p.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.