OS DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DA ÁREA DA CIENCIAS DA NATUREZA DE UMA ESCOLA ESTADUAL.

Auteurs-es

  • Elisandra Brizolla de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus CEUNES, Rodovia Pinheiros a Montanha Km 13 ES 130, Montanha– ES, Brasil.
  • Márcia Helena Siervi Manso Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus CEUNES, Rodovia Pinheiros a Montanha Km 13 ES 130, Montanha– ESl
  • Franklin Noel dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus CEUNES, Rodovia Pinheiros a Montanha Km 13 ES 130, Montanha– ESl
  • Biágio Sartori Sampaio Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus CEUNES, Rodovia Pinheiros a Montanha Km 13 ES 130, Montanha– ES, Brasil

Mots-clés :

interdisciplinaridade, currículo, ciências da natureza.

Résumé

As discussões sobre currículo no campo educacional brasileiro têm conquistado lugar de destaque podendo ser visualizada pela quantidade de diretrizes, normatizações e reformulações em todas as modalidades do ensino. Objetiva investigar a proposta de interdisciplinaridade no currículo da área de ciência da natureza proposto pelo Novo Currículo Básico Escola Estadual e os desafios da integração na percepção dos professores. Privilegiou a abordagem qualitativa e a análise do discurso, por meio de questionário a quinze professores da área de ciências da natureza de uma escola estadual do Município de Pinheiros/ES. Os resultados da investigação sugerem carência de formação e estudos por parte dos docentes, sobre a interdisciplinaridade, assim como dos documentos legais que fundamentam essa prática. Além do relatar os resultados obtidos à análise serviu para evidenciar a concepção que os professores têm a respeito da integração curricular na perspectiva da interdisciplinaridade.

Bibliographies de l'auteur-e

Elisandra Brizolla de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus CEUNES, Rodovia Pinheiros a Montanha Km 13 ES 130, Montanha– ES, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica, UFES, Campus CEUNES, Rodovia Pinheiros a Montanha Km 13 ES 130, Montanha– ES, Brasil.

Márcia Helena Siervi Manso, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus CEUNES, Rodovia Pinheiros a Montanha Km 13 ES 130, Montanha– ESl

Dra em Educação Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica, UFES/CEUNES

Franklin Noel dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus CEUNES, Rodovia Pinheiros a Montanha Km 13 ES 130, Montanha– ESl

Pós– Dr MZSP. Professor do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica pela UFES/CEUNES.

Biágio Sartori Sampaio, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus CEUNES, Rodovia Pinheiros a Montanha Km 13 ES 130, Montanha– ES, Brasil

Mestre em Agricultura Tropical, UFES/CEUNES – Docente da Rede Estadual de Ensino. E-mail: biagiosartori@hotmail.com

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Publié-e

2016-04-06

Numéro

Rubrique

Artigos Originais