CURRÍCULO E INTEGRAÇÃO FORMATIVA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • MARILICE PEREIRA RUIZ DO AMARAL MELLO Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares – GEPI. PUCSP.

Palavras-chave:

currículo, integração, formação de professores.

Resumo

No presente estudo, consideramos a perspectiva integradora sob uma visão crítica de desenvolvimento curricular diante da necessidade de mudança na formação de professores. Para tanto, buscamos identificar elementos que contribuam para a ressignificação do currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, UFAL. Em direção a uma maior clareza conceitual, abordaremos o currículo e seu percurso, a inovação curricular, a integração formativa e suas dimensões. Scocuglia (2010) apresenta-nos o conceito de Freire sobre reinvenção, o qual, trazemos para o conceito de ressignificação, que consiste, basicamente, na criação de condições que permitem continuamente rever as concepções e promover mudanças no currículo, conforme a necessidade da realidade dos alunos de determinado curso. Percebemos que o currículo do Curso de Pedagogia deve estar em constante ressignificação, ser reavaliado com frequência permitindo que novos elementos sejam incorporados a ele, considerando as reais necessidades voltadas a uma formação mais elevada, qualitativamente, tanto para os alunos, quanto para a sociedade em geral. Faremos um estudo bibliográfico baseando-nos em Ivani Catarina Arantes Fazenda, Tomás Tadeu da Silva, Germeno Sacristán, Macon Apple e Miguel Arroyo entre outros pesquisadores que desenvolvem análises aprofundadas sobre as teorias do currículo, assim como um estudo documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da UFAL.

 

 

Biografia do Autor

MARILICE PEREIRA RUIZ DO AMARAL MELLO, Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares – GEPI. PUCSP.

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Mestre em Gestão e Políticas Educacionais pela UNIMEP- Piracicaba- SP. Atua como professora de cursos de pós graduação. Faz parte do Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq- ‘Formação, atuação do educador e gestão educacional’ e Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares – GEPI. Ambos da PUCSP.

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Publicado

2016-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais