CURRÍCULO E INTEGRAÇÃO FORMATIVA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • MARILICE PEREIRA RUIZ DO AMARAL MELLO Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares – GEPI. PUCSP.

Palabras clave:

currículo, integração, formação de professores.

Resumen

No presente estudo, consideramos a perspectiva integradora sob uma visão crítica de desenvolvimento curricular diante da necessidade de mudança na formação de professores. Para tanto, buscamos identificar elementos que contribuam para a ressignificação do currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, UFAL. Em direção a uma maior clareza conceitual, abordaremos o currículo e seu percurso, a inovação curricular, a integração formativa e suas dimensões. Scocuglia (2010) apresenta-nos o conceito de Freire sobre reinvenção, o qual, trazemos para o conceito de ressignificação, que consiste, basicamente, na criação de condições que permitem continuamente rever as concepções e promover mudanças no currículo, conforme a necessidade da realidade dos alunos de determinado curso. Percebemos que o currículo do Curso de Pedagogia deve estar em constante ressignificação, ser reavaliado com frequência permitindo que novos elementos sejam incorporados a ele, considerando as reais necessidades voltadas a uma formação mais elevada, qualitativamente, tanto para os alunos, quanto para a sociedade em geral. Faremos um estudo bibliográfico baseando-nos em Ivani Catarina Arantes Fazenda, Tomás Tadeu da Silva, Germeno Sacristán, Macon Apple e Miguel Arroyo entre outros pesquisadores que desenvolvem análises aprofundadas sobre as teorias do currículo, assim como um estudo documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da UFAL.

 

 

Biografía del autor/a

MARILICE PEREIRA RUIZ DO AMARAL MELLO, Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares – GEPI. PUCSP.

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Mestre em Gestão e Políticas Educacionais pela UNIMEP- Piracicaba- SP. Atua como professora de cursos de pós graduação. Faz parte do Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq- ‘Formação, atuação do educador e gestão educacional’ e Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares – GEPI. Ambos da PUCSP.

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Publicado

2016-10-01

Número

Sección

Artigos Originais