OS PILARES DA INTERDISCIPLINARIDADE NO SUBPROJETO DO PIBID INTERDISCIPLINAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS- FLA
Palavras-chave:
Formação de educadores/as. Tecnologias da informação. Comunicação. Círculo de cultura.Resumo
a interdisciplinaridade escolar e a formação de educadores/as constituem-se como temática central desta investigação. Objetiva-se descrever reflexivamente as experiências vivenciadas no âmbito da escola e da sala de aula dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/UFLA, no subprojeto Interdisciplinar da Universidade Federal de Lavras durante os anos de 2014 e 2015. O subprojeto foi realizado em duas escolas municipais de educação básica e buscou evidenciar as estratégias utilizadas pela equipe para o desenvolvimento das atividades com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A abordagem metodológica respalda-se na pesquisa qualitativa, em revisão de literatura e relato de experiência por meio de Diário de Bordo construído em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na plataforma Moodle. Pode-se perceber que a vivência de projetos que, como este, permitem a interlocução entre profissionais que atuam na educação básica e licenciandos/as em processo de formação, colaboram para o fortalecimento de ações voltadas para a construção da interdisciplinaridade.
Referências
AQUINO, J. G. (Org). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 3a ed. São Paulo: Summus, 1996. 148 p.
AVELAR, F; CRUZ, S. R. M.; FRADE, E. G. Experiências de ensinar e aprender no processo de construção do PIBID interdisciplinar. In: IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo: contexto, aprendizado e conhecimento. 620 a 628, 2015. São Paulo. Anais do IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo.
BARROS, D.M.V. Tecnologias da inteligência: gestão da competência pedagógica virtual. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2005.
BORTOLINI, A.; BERSCH, M. E.; GRABIN, C.; GERHARDT, L. L. M.; PEREIRA, L. B.; SCHERER, M. S. Reflexões sobre o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação no processo educativo. Destaques acadêmicos, v. 4, p. 141- 151, 2012.
BRASIL. Portaria Normativa Nº 38, de 12 de Dezembro de 2007. Ministério da Educação. CAPES. Disponível no site: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_Normativa_38_PIBID.pdf. Acesso em: 30 Jul.2016.
______. Ministério da Educação. CAPES. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DED. Relatório de gestão do PIBID 2009-2013. 2013a, p.129
______. Lei Nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. 2013b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1>. Acesso em 30 Jul. 2016.
______. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 30 Jul. 2016.
COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (org). Desenvolvimento psicológico e educação psicologia da educação. Vol.2. 2 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
FAZENDA, I. C. A. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FRADE, Elaine das Graças Frade. Subprojeto interdisciplinar: fotos e quadros das oficinas de formação. Lavras: Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras, 2014.
FRANCO, S.R.K. Desafio: aprender e ensinar com a TIC. Jun. 2012. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/desafio-aprender-ensinar-tic-694814.shtml> Acesso em: 05 Ago. 2014.
______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5 ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 2010. 150 p.
FREIRE, P.. Pedagogia do oprimido. 11 ed. 23 reimpressão. 1987. 107 p.
______. Educação como prática da liberdade. 16 ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1983. 150 p.
MARTINS, R. X. Metodologia de pesquisa: guia de estudos. Universidade Federal de Lavras, 2013. 64 p.
MENDES, A. TIC - Muita gente está comentando, mas você sabe o que é?. Disponível em: < https://imasters.com.br/artigo/8278/gerencia-de-ti/tic-muita-gente-esta- Acesso em: 05 Ago. 2014.
MINAYO, M.C.S. (Org). Pesquisa social: Teoria Método e Criatividade. 29 Ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MORAIS, E. A.; FRADE, E.G.; RIBEIRO R.M.C. O Uso de ambiente virtual de aprendizagem no PIBID interdisciplinar da UFLA. In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e do II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. 2016.
STRECK, D.R.; REDIN, E.; ZITHOSKI, J.J. Dicionário Paulo Freire. 3 ed. Rev. amp. 1. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
TEZANI, T. C. R.. A educação escolar no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): desafios e possibilidades para a prática pedagógica curricular. Revista FAAC, v. 1, p. 36-45, 2011.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.