DIALOGICIDADE NA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA

Autores

  • Paulo Victor Cassiano Universidade Federal de São João Del-Rei, Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da UFSJ, Polo de Apoio Presencial de Votorantim/SP.
  • Alessandra de Falco Brasileiro Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenadoria do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ, Campus Tancredo de Almeida Neves

Palavras-chave:

Pedagogia Empreendedora. Planejamento Dialógico. Dialogicidade.

Resumo

o presente artigo aborda a importância da postura dialógica do educador para a efetiva realização das metas almejadas pela Pedagogia Empreendedora (PE) no contexto de ensino e aprendizagem. Por meio da revisão da literatura, buscamos identificar o sentido da relação dialógica e descrever as características, as atribuições e os compromissos da PE ligados ao diálogo. Partimos da premissa de que o diálogo é a chave para implementação da PE e os nossos resultados apontam para uma postura fundamental do educador no contexto da PE.


Referências

ANDRADE, Maria José Netto. Metodologia de pesquisa em educação. – ed. rev. ampl. – São João del-Rei, MG: UFSJ, 2011. 97 p.

BARRETO, apud PACHECO, Andressa Sasaki Vasques; PEDRON, Luana Elise. SCHLICKMANN, Raphael. MORETTO NETO, Luís. A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, Blumenau, SC, 15 a 17 de novembro de 2006.

CASSIANO, Paulo Victor; REIS, Sheine Pontes dos. Pedagogia Empreendedora: em que a matemática pode contribuir? In: OLIVEIRA, Paulo César; NUNES, Rosana Helena; VIVAN, Elide Garcia Silva; FURTADO, Otávio Luis P. C. (orgs). Percursos e Práticas: (re) leituras de produções acadêmicas. Sorocaba: Crearte Editora, 2009.

DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P., apud PACHECO, Andressa Sasaki Vasques; PEDRON, Luana Elise. SCHLICKMANN, Raphael. MORETTO NETO, Luís. A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, Blumenau, SC, 15 a 17 de novembro de 2006.

PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. PEDRON, Luana Elise. SCHLICKMANN, Raphael. MORETTO NETO, Luís. A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, Blumenau, SC, 15 a 17 de novembro de 2006.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: Como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2011.

WERTHEIN, Jorge. Educação e mudança. In: FREIRE, Paulo. Uma bibliografia. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1996.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Edição

Seção

Artigos