DIALOGICIDADE NA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA
Palavras-chave:
Pedagogia Empreendedora. Planejamento Dialógico. Dialogicidade.Resumo
o presente artigo aborda a importância da postura dialógica do educador para a efetiva realização das metas almejadas pela Pedagogia Empreendedora (PE) no contexto de ensino e aprendizagem. Por meio da revisão da literatura, buscamos identificar o sentido da relação dialógica e descrever as características, as atribuições e os compromissos da PE ligados ao diálogo. Partimos da premissa de que o diálogo é a chave para implementação da PE e os nossos resultados apontam para uma postura fundamental do educador no contexto da PE.
Referências
ANDRADE, Maria José Netto. Metodologia de pesquisa em educação. – ed. rev. ampl. – São João del-Rei, MG: UFSJ, 2011. 97 p.
BARRETO, apud PACHECO, Andressa Sasaki Vasques; PEDRON, Luana Elise. SCHLICKMANN, Raphael. MORETTO NETO, Luís. A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, Blumenau, SC, 15 a 17 de novembro de 2006.
CASSIANO, Paulo Victor; REIS, Sheine Pontes dos. Pedagogia Empreendedora: em que a matemática pode contribuir? In: OLIVEIRA, Paulo César; NUNES, Rosana Helena; VIVAN, Elide Garcia Silva; FURTADO, Otávio Luis P. C. (orgs). Percursos e Práticas: (re) leituras de produções acadêmicas. Sorocaba: Crearte Editora, 2009.
DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P., apud PACHECO, Andressa Sasaki Vasques; PEDRON, Luana Elise. SCHLICKMANN, Raphael. MORETTO NETO, Luís. A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, Blumenau, SC, 15 a 17 de novembro de 2006.
PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. PEDRON, Luana Elise. SCHLICKMANN, Raphael. MORETTO NETO, Luís. A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, Blumenau, SC, 15 a 17 de novembro de 2006.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: Como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2011.
WERTHEIN, Jorge. Educação e mudança. In: FREIRE, Paulo. Uma bibliografia. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.