UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: aproximações com a interdisciplinaridade científica e escolar

Autores

  • Endrigo Antunes Martins Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) campus de Bauru.
  • Bruna Zilli Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) campus de Bauru.
  • Patrícia Vecchio Guarnieri Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP) campus de Bauru.
  • Thiago Henrique Diniz Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP) campus de Bauru.

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade Científica. Interdisciplinaridade Escolar. Ensino de Ciências. Levantamento bibliográfico.

Resumo

Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico em revistas da área de Ensino de Ciências que buscou investigar se os trabalhos da área se aproximam de uma perspectiva interdisciplinar do tipo científica ou escolar, com base nas ideias de Yves Lenoir e Ivani Fazenda. Essas aproximações se basearam em identificar nos textos as distintas características (finalidade, objetos, modalidades de aplicação, sistema referencial e consequência) que demarcam um tipo ou outro. As buscas nos periódicos nos retornaram um total de oito artigos, sendo que cinco deles se aproximaram da interdisciplinaridade escolar, dois, da científica e um deles transitou entre as duas perspectivas. A interdisciplinaridade escolar, segundo o referencial utilizado, se divide em três níveis (curricular, didático e pedagógico), os quais também foram considerados nas análises dos artigos que apresentavam esse tipo de abordagem interdisciplinar. Todavia, entendemos que estes textos necessitam de maiores aprofundamentos analíticos em vistas de buscar evidências a respeito de estarem ou não contemplando os três níveis. Acreditamos que este trabalho contribuiu para ampliar as discussões, específicas e gerais, sobre as possíveis formas de abordar a temática na área de Ensino de Ciências, contribuindo para o avanço das reflexões práticas e teóricas sobre a interdisciplinaridade nos contextos de ensino de maneira geral.

 

Biografia do Autor

Endrigo Antunes Martins, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) campus de Bauru.

Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus de Cuiabá. Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) campus de Bauru.

 

Bruna Zilli, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) campus de Bauru.

Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP) campus de Araraquara. Mestranda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) campus de Bauru.

Patrícia Vecchio Guarnieri, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP) campus de Bauru.

Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestranda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP) campus de Bauru.

Thiago Henrique Diniz, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP) campus de Bauru.

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP) campus de Botucatu e Universidade de Coimbra (UC) – Portugal (Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI). Mestrando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP) campus de Bauru. 

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Publicado

2017-10-01

Edição

Seção

Artigos de revisão