UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: aproximações com a interdisciplinaridade científica e escolar
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade Científica. Interdisciplinaridade Escolar. Ensino de Ciências. Levantamento bibliográfico.Resumo
Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico em revistas da área de Ensino de Ciências que buscou investigar se os trabalhos da área se aproximam de uma perspectiva interdisciplinar do tipo científica ou escolar, com base nas ideias de Yves Lenoir e Ivani Fazenda. Essas aproximações se basearam em identificar nos textos as distintas características (finalidade, objetos, modalidades de aplicação, sistema referencial e consequência) que demarcam um tipo ou outro. As buscas nos periódicos nos retornaram um total de oito artigos, sendo que cinco deles se aproximaram da interdisciplinaridade escolar, dois, da científica e um deles transitou entre as duas perspectivas. A interdisciplinaridade escolar, segundo o referencial utilizado, se divide em três níveis (curricular, didático e pedagógico), os quais também foram considerados nas análises dos artigos que apresentavam esse tipo de abordagem interdisciplinar. Todavia, entendemos que estes textos necessitam de maiores aprofundamentos analíticos em vistas de buscar evidências a respeito de estarem ou não contemplando os três níveis. Acreditamos que este trabalho contribuiu para ampliar as discussões, específicas e gerais, sobre as possíveis formas de abordar a temática na área de Ensino de Ciências, contribuindo para o avanço das reflexões práticas e teóricas sobre a interdisciplinaridade nos contextos de ensino de maneira geral.
Referências
BAKER, M. et al. The role of grounding incollaborative learning tasks. In: DILLENBOURG, P. (Ed). Collaborative learning: cognitive and computational approaches. Oxford: Pergamon, 1999.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Bases Legais. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
CALDEIRA, 2005 apud OLIVEIRA, T. B.; CALDEIRA, A. M. A. Colaborações de uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar e contextualizada sob a perspectiva de uma professora de biologia: possibilidades de elaboração e avaliação de um trabalho coletivo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, pp. 541-551, 2014.
CARMINATTI, B.; DEL PINO, J. C. Concepções dos professores da área das Ciências da Natureza acerca da construção da interdisciplinaridade no Ensino Médio Politécnico: a contribuição dos saberes docentes na realidade de duas escolas do norte gaúcho. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20(2), pp. 103-125, 2015.
CORREIA, P. R. M. et al. Nova Abordagem para identificar conexões disciplinares usando mapas conceituais. Ciências & Educação, Bauru, v. 20, n. 2, pp. 467-479, 2014.
COSTA, C. A. S.; LOUREIRO, C. F. B. Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: Questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético. Ciências & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, pp. 693-708, 2015.
FAZENDA, I. C. A. Didática e interdisciplinaridade. 13 ed. Campinas: Papirus, 1998.
______. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
______. O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
______. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FISCHER, F. et al. Fostering collaborative knowledge construction with visualization tools. Learning and Instruction, Oxford, v. 12, n. 2, pp. 213-232, 2002.
GERMAIN, 1991 apud LENOIR In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13 ed. Campinas: Papirus, 1998.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LENOIR, Y. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13 ed. Campinas: Papirus, 1998.
MESQUITA, N. A. S.; SOARES, M. H. F. B. Tendências para o ensino de Química: o caso da interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos das licenciaturas em Química em Goiás. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.14, n.01, pp. 241 – 255, 2012.
MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Uma Revisão Bibliográfica sobre a Interdisciplinaridade no Ensino das Ciências da Natureza. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 12, n. 02, pp.185-206, 2014.
OLIVEIRA, T. B.; CALDEIRA, A. M. A. Colaborações de uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar e contextualizada sob a perspectiva de uma professora de biologia: possibilidades de elaboração e avaliação de um trabalho coletivo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, pp. 541-551, 2014.
OHIRA; BATISTA, 2005 apud OLIVEIRA, T. B.; CALDEIRA, A. M. A. Colaborações de uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar e contextualizada sob a perspectiva de uma professora de biologia: possibilidades de elaboração e avaliação de um trabalho coletivo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, pp. 541-551, 2014.
REGIANI, A. M. et al. Seguindo os passos de Sherlock Holmes: Experiência interdisciplinar em encontro de divulgação científica. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, pp. 185-198, 2012.
SCHULERT; FRANK, 1994 apud LENOIR, in FAZENDA, I.C. Didática e interdisciplinaridade. 13 ed. Campinas: Papirus, 1998.
SNOW, C.P. As duas culturas e uma segunda leitura: Uma versão ampliada das duas culturas e a revolução científica. Tradução de Geraldo Gerson de Souza e Renato de Azevedo Rezende Neto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
SOUZA, L. H. et al. Interdisciplinaridade e fragmentação dos saberes: concepções de educadores do Ensino Médio Politécnico. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, pp. 129-147, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.