UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: aproximações com a interdisciplinaridade científica e escolar
Palabras clave:
Interdisciplinaridade Científica. Interdisciplinaridade Escolar. Ensino de Ciências. Levantamento bibliográfico.Resumen
Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico em revistas da área de Ensino de Ciências que buscou investigar se os trabalhos da área se aproximam de uma perspectiva interdisciplinar do tipo científica ou escolar, com base nas ideias de Yves Lenoir e Ivani Fazenda. Essas aproximações se basearam em identificar nos textos as distintas características (finalidade, objetos, modalidades de aplicação, sistema referencial e consequência) que demarcam um tipo ou outro. As buscas nos periódicos nos retornaram um total de oito artigos, sendo que cinco deles se aproximaram da interdisciplinaridade escolar, dois, da científica e um deles transitou entre as duas perspectivas. A interdisciplinaridade escolar, segundo o referencial utilizado, se divide em três níveis (curricular, didático e pedagógico), os quais também foram considerados nas análises dos artigos que apresentavam esse tipo de abordagem interdisciplinar. Todavia, entendemos que estes textos necessitam de maiores aprofundamentos analíticos em vistas de buscar evidências a respeito de estarem ou não contemplando os três níveis. Acreditamos que este trabalho contribuiu para ampliar as discussões, específicas e gerais, sobre as possíveis formas de abordar a temática na área de Ensino de Ciências, contribuindo para o avanço das reflexões práticas e teóricas sobre a interdisciplinaridade nos contextos de ensino de maneira geral.
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