UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS IMPRESSÕES DE PROFESSORES A RESPEITO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Elaine Cunha Morais do Rego Universidade de Brasília (UnB – 2017)
  • Eliane Mendes Guimarães Universidade de Brasília (UnB – 2017)
  • Maria Rosane Marques Barros Universidade de Brasília (UnB)
  • Viviane Aparecida da Silva Aparecida da Silva Falcomer Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Impressões dos Professores.

Resumo

 

 

Uma grande parte de estudos sobre interdisciplinaridade sinaliza que a prática desse tipo de abordagem não está sendo efetivada em sala de aula. Sendo assim, foi realizada uma revisão de literatura que buscou analisar trabalhos científicos que tiveram como foco as impressões de professores, do Ensino Fundamental (Séries Finais) e Ensino Médio, sobre a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, tanto numa perspectiva epistemológica do termo quanto nas experiências docentes em torno de práticas interdisciplinares. Para tal, foi feita uma análise em Periódicos online da Área de Ensino no Brasil, nos anos de 2012 a 2016, tendo como critérios adotados para a pesquisa, a busca da palavra ‘interdisciplinaridade’ como palavra-chave dos artigos, mas que a abordagem no ensino de ciências estivesse explicitada nos resumos. Os resultados mostraram que, apesar de aparecer uma única experiência exitosa de prática interdisciplinar dentre os artigos selecionados, a maior parte deles aponta as dificuldades, ainda que os professores reconheçam a importância de tal abordagem. Dentre os fatores impeditivos ao fazer interdisciplinar destacam-se: a falta de conhecimento epistemológico sobre interdisciplinaridade, formação inicial fragmentada, currículo fragmentado, excesso de conteúdo, falta de tempo para um planejamento coletivo, falta de conhecimento do ordenamento curricular de outras disciplinas, avaliações externas, resistência dos alunos, consonância entre o conteúdo e série. Diante do contexto, percebe-se os motivos que levam a ineficiência de práticas interdisciplinares, ao mesmo tempo em que se compreende a urgência em ampliar discussões em busca da superação dos desafios para um saber-fazer interdisciplinar.

 

 


 

 

Biografia do Autor

Elaine Cunha Morais do Rego, Universidade de Brasília (UnB – 2017)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2009. Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade João Calvino (2011). Especialista em Docência de Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Docente da Instituição de Ensino Superior da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB (2012 a 2013) e da Rede Pública Estadual (26 anos), leciona as disciplinas de Biologia Geral e Química no Colégio Estadual Antônio Geraldo. Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) no Município de Barreiras (Ba) (2010 a 2014). Mestra em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília (UnB – 2017) orientadora Professora Drª Eliane Mendes Guimarães e coorientadora Professora Drª Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

Eliane Mendes Guimarães, Universidade de Brasília (UnB – 2017)

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2004). Atualmente é professora adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, educação ambiental, educação, ensino de biologia e formação de professores.

Maria Rosane Marques Barros, Universidade de Brasília (UnB)

É graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2000). Possui especialização em Educação Ambiental pelo IESDE (2006). Tem experiência há 17 anos como professora efetiva da Secretaria de Educação do DF. Atua em sala de aula como professora de Ciências Naturais, Biologia e Matemática. Ministrou por 4 anos (2001/2004) aulas de Biologia e Ciências na Rede Salesiana de Ensino. Já exerceu cargo de Diretora no Centro de Educação Infantil da Candangolândia (2007), de Supervisora Pedagógica na Escola Classe Jardim Botânico (2008) e de Coordenadora Pedagógica no Projeto Piloto de Educação Integral localizado no Centro de Referência em Educação Integral-Cidade Escola da Candangolândia (2009/2010) e no Centro de Ensino Médio Júlia Kubistcheck da Candangolândia (2014). Atualmente é mestra do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade de Brasília (UnB) orientadora Professora Drª. Lenise Garcia e coorientador Professor Drº. Eduardo Cavalcanti. 

Viviane Aparecida da Silva Aparecida da Silva Falcomer, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília (2009). Obteve o título de Mestre em Química Inorgânica (2004) pela Universidade de Brasília e o título de Licenciada em Ciências Naturais, com habilitação em Química, pela Universidade Católica de Brasília (2000). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, atuando no curso de Licenciatura em Ciências Naturais, área de educação. Trabalhou por cinco anos na Universidade Católica de Brasília atuando nos Cursos de Química, Farmácia e Biologia. Atuou ainda, durante oito anos, como professora concursada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, além de trabalhar com ensino fundamental, médio e EJA em escolas particulares do DF. Desenvolve projetos na área de Educação, Ensino de Ciências, Ensino de Química e Formação de Professores.

 

Referências

ALVES, Adriana. Interdisciplinaridade e matemática. In:FAZENDA, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

AMARAL, A.Q e CARNIATTO, I. Concepções sobre projetos de educação ambiental na formação continuada de professores. Revista Electrônica de investigación en Educación en Ciencias, Tandil, vol. 6, n.1, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/scielo. php?pid=S185066662011000100010&script=sci_arttext>. Acesso em: 16 out. 2016.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013,183-184 p.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 22 out. 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 06 nov. 2016.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 06 nov. 2016.

BRASIL. Parecer- CNE/CEB nº 7/2010ª. 13 de Julho de 2010b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf. Acesso em: 06 nov. 2016.

BRASIL. Resolução- CNE/CEB nº 4/2010b. 13 de Julho de 2010b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf. Acesso em: 06 nov. 2016.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Brasília: MEC/SEF, 2013.

AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; CALUZI, João José; NARDI, Roberto. Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n2/09.pdf>Acesso em: 23 out. 2016.

CARMINATTI, Bruna; DEL PINO, José Claudio. Concepções dos professores da área das ciências da natureza acerca da construção da interdisciplinaridade no ensino médio politécnico: a contribuição dos saberes docentes na realidade de duas escolas do norte gaúcho. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 2, p. 103, 2015. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID407/v20_n2_a2015.pdf. Acesso em: 06 nov.2016.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade. Um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 4. ed.Campinas: Papirus, 1994, 14-66 p.

________.Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1996, 107 p.

________. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa.10 ed. Campinas: Papirus, 2002. 86 p.

________. (Org) Práticas Interdisciplinares na Escola. 13. ed. São Paulo, Editora Cortez, 2013, 72 p.

FOUREZ, G. Fondements épistemologiques pour l’interdisciplinarité. In: LENOIR, REY, FAZENDA. Les fondements de l’interdisciplinarité dans la formation à l’enseignement. Sherbrooke, Canadá: Éditions du CRP/Unesco, 2001.

GERHARD, Ana Cristina; FILHO, João Bernardes da Rocha. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Revista Investigações em Ensino de Ciências – V17(1), pp. 125-145, 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 mai 2015.

GROTO, Sílvia Regina. Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Norte de Natal, RN, 2012.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora; 1976, 220 p.

JOSÉ, Mariana Aranha Moreira. Interdisciplinaridade: as disciplinas e a interdisciplinaridade. In: FAZENDA, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIMA, Sônia Regina Albano de. Mais reflexão, menos informação! In: FAZENDA, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MIRANDA, Paula Reis de; GAZIRE, Eliane Scheid. Interdisciplinaridade no PROEJA: uma proposta possível no caderno temático saúde e números. Bolema: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro (SP), v. 27, n. 46, p. 481-496, ago. 2013 Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103636X2013000300010&script=sci_abstract&tlng=pt>.Acesso em 29 jun 2015.

MIRANDA, Raquel,inFOUREZ, G. Fondements épistemologiques pour l’interdisciplinarité. apud: LENOIR, REY, FAZENDA. Les fondements de l’interdisciplinarité dans la formation à l’enseignement. Sherbrooke, Canadá: Éditions du CRP/Unesco, 2001.

MOZENA, Erika Regina; OSTERMANN, Fernanda. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. V.16, n.02, p.185-206, maio-ago, 2014. Disponível em: http://portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewArticle/1778. Acesso em: 06 nov. 2016.

SOUZA, Lauren Heineck de; VIAN, Vanessa; OLIVEIRA, Eniz Conceição; DEL PINO, José Claudio; MARCHI,Miriam Ines.Interdisciplinaridade e fragmentação dos saberes: concepções de educadores do Ensino Médio Politécnico. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 16, No 1, 2016. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2544. Acesso em 06 nov. 2016.

TAVARES, Dirce Encarnacion. Aspectos da história deste livro. In: FAZENDA, Ivani (Org.) Práticas interdisciplinares na escola. 13ª. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 39 set./dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 01 jun 2015.

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Artmed. Porto Alegre: 2002, 16 p.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Edição

Seção

Artigos