UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS IMPRESSÕES DE PROFESSORES A RESPEITO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Elaine Cunha Morais do Rego Universidade de Brasília (UnB – 2017)
  • Eliane Mendes Guimarães Universidade de Brasília (UnB – 2017)
  • Maria Rosane Marques Barros Universidade de Brasília (UnB)
  • Viviane Aparecida da Silva Aparecida da Silva Falcomer Universidade de Brasília (UnB)

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Impressões dos Professores.

Resumen

 

 

Uma grande parte de estudos sobre interdisciplinaridade sinaliza que a prática desse tipo de abordagem não está sendo efetivada em sala de aula. Sendo assim, foi realizada uma revisão de literatura que buscou analisar trabalhos científicos que tiveram como foco as impressões de professores, do Ensino Fundamental (Séries Finais) e Ensino Médio, sobre a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, tanto numa perspectiva epistemológica do termo quanto nas experiências docentes em torno de práticas interdisciplinares. Para tal, foi feita uma análise em Periódicos online da Área de Ensino no Brasil, nos anos de 2012 a 2016, tendo como critérios adotados para a pesquisa, a busca da palavra ‘interdisciplinaridade’ como palavra-chave dos artigos, mas que a abordagem no ensino de ciências estivesse explicitada nos resumos. Os resultados mostraram que, apesar de aparecer uma única experiência exitosa de prática interdisciplinar dentre os artigos selecionados, a maior parte deles aponta as dificuldades, ainda que os professores reconheçam a importância de tal abordagem. Dentre os fatores impeditivos ao fazer interdisciplinar destacam-se: a falta de conhecimento epistemológico sobre interdisciplinaridade, formação inicial fragmentada, currículo fragmentado, excesso de conteúdo, falta de tempo para um planejamento coletivo, falta de conhecimento do ordenamento curricular de outras disciplinas, avaliações externas, resistência dos alunos, consonância entre o conteúdo e série. Diante do contexto, percebe-se os motivos que levam a ineficiência de práticas interdisciplinares, ao mesmo tempo em que se compreende a urgência em ampliar discussões em busca da superação dos desafios para um saber-fazer interdisciplinar.

 

 


 

 

Biografía del autor/a

Elaine Cunha Morais do Rego, Universidade de Brasília (UnB – 2017)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2009. Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade João Calvino (2011). Especialista em Docência de Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Docente da Instituição de Ensino Superior da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB (2012 a 2013) e da Rede Pública Estadual (26 anos), leciona as disciplinas de Biologia Geral e Química no Colégio Estadual Antônio Geraldo. Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) no Município de Barreiras (Ba) (2010 a 2014). Mestra em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília (UnB – 2017) orientadora Professora Drª Eliane Mendes Guimarães e coorientadora Professora Drª Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

Eliane Mendes Guimarães, Universidade de Brasília (UnB – 2017)

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2004). Atualmente é professora adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, educação ambiental, educação, ensino de biologia e formação de professores.

Maria Rosane Marques Barros, Universidade de Brasília (UnB)

É graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2000). Possui especialização em Educação Ambiental pelo IESDE (2006). Tem experiência há 17 anos como professora efetiva da Secretaria de Educação do DF. Atua em sala de aula como professora de Ciências Naturais, Biologia e Matemática. Ministrou por 4 anos (2001/2004) aulas de Biologia e Ciências na Rede Salesiana de Ensino. Já exerceu cargo de Diretora no Centro de Educação Infantil da Candangolândia (2007), de Supervisora Pedagógica na Escola Classe Jardim Botânico (2008) e de Coordenadora Pedagógica no Projeto Piloto de Educação Integral localizado no Centro de Referência em Educação Integral-Cidade Escola da Candangolândia (2009/2010) e no Centro de Ensino Médio Júlia Kubistcheck da Candangolândia (2014). Atualmente é mestra do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade de Brasília (UnB) orientadora Professora Drª. Lenise Garcia e coorientador Professor Drº. Eduardo Cavalcanti. 

Viviane Aparecida da Silva Aparecida da Silva Falcomer, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília (2009). Obteve o título de Mestre em Química Inorgânica (2004) pela Universidade de Brasília e o título de Licenciada em Ciências Naturais, com habilitação em Química, pela Universidade Católica de Brasília (2000). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, atuando no curso de Licenciatura em Ciências Naturais, área de educação. Trabalhou por cinco anos na Universidade Católica de Brasília atuando nos Cursos de Química, Farmácia e Biologia. Atuou ainda, durante oito anos, como professora concursada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, além de trabalhar com ensino fundamental, médio e EJA em escolas particulares do DF. Desenvolve projetos na área de Educação, Ensino de Ciências, Ensino de Química e Formação de Professores.

 

Citas

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Publicado

2017-10-01