UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS IMPRESSÕES DE PROFESSORES A RESPEITO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palabras clave:
Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Impressões dos Professores.Resumen
Uma grande parte de estudos sobre interdisciplinaridade sinaliza que a prática desse tipo de abordagem não está sendo efetivada em sala de aula. Sendo assim, foi realizada uma revisão de literatura que buscou analisar trabalhos científicos que tiveram como foco as impressões de professores, do Ensino Fundamental (Séries Finais) e Ensino Médio, sobre a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, tanto numa perspectiva epistemológica do termo quanto nas experiências docentes em torno de práticas interdisciplinares. Para tal, foi feita uma análise em Periódicos online da Área de Ensino no Brasil, nos anos de 2012 a 2016, tendo como critérios adotados para a pesquisa, a busca da palavra ‘interdisciplinaridade’ como palavra-chave dos artigos, mas que a abordagem no ensino de ciências estivesse explicitada nos resumos. Os resultados mostraram que, apesar de aparecer uma única experiência exitosa de prática interdisciplinar dentre os artigos selecionados, a maior parte deles aponta as dificuldades, ainda que os professores reconheçam a importância de tal abordagem. Dentre os fatores impeditivos ao fazer interdisciplinar destacam-se: a falta de conhecimento epistemológico sobre interdisciplinaridade, formação inicial fragmentada, currículo fragmentado, excesso de conteúdo, falta de tempo para um planejamento coletivo, falta de conhecimento do ordenamento curricular de outras disciplinas, avaliações externas, resistência dos alunos, consonância entre o conteúdo e série. Diante do contexto, percebe-se os motivos que levam a ineficiência de práticas interdisciplinares, ao mesmo tempo em que se compreende a urgência em ampliar discussões em busca da superação dos desafios para um saber-fazer interdisciplinar.
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