Interlocuções teóricas nos princípios da Interdisciplinaridade: diferentes olhares
Keywords:
Pesquisas Interdisciplinares, Abordagem Científica, Cultural e EpistemológicaAbstract
O presente texto busca refletir os princípios da Interdisciplinaridade e legitimar a roda de conversas do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares-GEPI do Programa de Educação: Currículo da PUC/SP, a partir das resenhas da revista: Casa em Revista – Interdisciplinaridade – publicada em novembro de 2010. Um verdadeiro desafio, proposto pela professora Ivani Fazenda no primeiro semestre de 2011, quando se trata de alinhar cada tijolinho que colocamos nesta construção e, como não se estrutura o alicerce sem o trabalho de toda a equipe, contei com os registros de Andyara de Santis Outeiro, Adalzira Regina de Andrade Silva, Ana Lourdes Lucena de Souza, Ana Maria Ruiz Tomazoni, Célia S. A. Pires, Christine Syrgiannis, Eliana Márcia dos Santos Carvalho, Fernando Francisco Tsucana, Geizel Bento Julião, Herminia Prado Godoy, Jerley Pereira da Silva, Rodrigo Mendes Rodrigues, Roberta Vanessa Pereira, Suely Borges Pereira, Telma Teixeira de O. Almeida, Thais Ribeiro e com meus próprios registros, sob a frutífera orientação da Professora Dra. Ana Maria Varella e a valiosa coordenação da Professora Dra. Ivani Fazenda. Além das férteis idéias de Fazenda (1991, 1994, 2005 e 2010) autores como Gil (2010), Vasconsellos (2002), Varella e Varelo (2010), também contribuíram com seus escritos para a temática. Os procedimentos metodológicos incluíram levantamento bibliográfico, exigindo muitas leituras e atividades de dialogicidade na pesquisa. Os diálogos funcionaram como suporte para o significado de todo um corpo de dados científicos que, como a linguagem gráfica, foram usadas para compor e compreender mensagens presentes em cada projeto de pesquisa dos interlocutores. Os resultados, apontaram grandes avanços nas reflexões dos mestrandos e doutorandos em suas pesquisas, nos princípios interdisciplinares. Finalmente, à luz das discussões vislumbramos que o "barco não está à deriva", mas não podemos "baixar âncora", pois a bússola sofre as incertezas na busca por uma escola que respeite a cultura e os processos interdisciplinares de ensino-aprendizagem na educação.Downloads
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