O Cuidado Interdisciplinar na Construção de um Currículo de Formação de Educadores
Palabras clave:
Currículo, interdisciplinaridade, cuidado, modo-de-ser, prática, formaçãoResumen
Procuramos desenvolver, ao longo deste artigo, um olhar crítico que possibilitasse responder o que foi o currículo vivo do Programa Especial de Formação de Professores para as Séries Iniciais – Curso de Pedagogia, realizado no Estado do Acre, e sua influência na constituição da identidade profissional docente. Ao analisar os acontecimentos, aglutinamos esforços na defesa da ideia de que, embora ainda tenham ocorrido episódios que ferem alguns princípios e fundamentos da interdisciplinaridade e do modo-de-ser do cuidado, a maioria das vivências curriculares desse Programa evidenciou uma prática curricular interdisciplinar. A investigação toma como suporte analítico a abordagem interdisciplinar. Diferentes estratégias são utilizadas para compor o quadro metodológico, tendo sido selecionadas com base nas necessidades apresentadas pelo processo de investigação. Histórico de formação da pesquisadora, análise documental, entrevistas, memórias escritas do cotidiano curricular, material teórico utilizado no currículo e diário da caminhada da pesquisa formam o conjunto dessas estratégias. O estudo permite a constatação de que o trabalho em parceria pode sempre mais do que o trabalho isolado do professor, do grupo ou das instituições envolvidas, possibilitando pelo diálogo muitas trocas de saberes e múltiplos olhares e, por conseguinte, a realização de um projeto curricular mais interdisciplinar. Verifica, ainda, que a parceria experienciada no curso superior vem pautando as identidades profissionais do grupo de professoras entrevistadas. Observa que a realidade curricular é poliparadigmática, sendo reduzida à possibilidade de um único paradigma determinar os acontecimentos do cotidiano de uma prática curricular. Aponta, ainda, aspectos significativos vividos no currículo que caracterizam uma experiência interdisciplinar: discurso dos professores; parceria e registro; ludicidade; oficinas pedagógicas; literatura e avaliação consequente. Por fim, compara situações da prática curricular de dez professoras do Ensino Fundamental, antes de participarem do currículo de formação docente, com o que dizem fazer atualmente.Descargas
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