EPISTEMOLOGIA ECOSSISTÊMICA E INTERDISCIPLINARIDADE: uma parceria necessária ao ensino escolar do século XXI

Autores/as

  • Katia de Oliveira Lima Universidade Federal do Amazonas.- UFAM.
  • Gilson Vieira Monteiro Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Sustentabilidade. Epistemologia ecossistêmica. Educação.

Resumen

Este artigo tem como objetivo tecer elementos que possam contribuir para refletir sobre a educação escolar que temos e a realidade ecossistêmica que vivemos. Este estudo aponta evidências de que o sistema educacional permanece fragmentado e hierárquico, enquanto o século XXI exige dos sujeitos um conhecimento ecossistêmico. Há indícios de que a permanência neste modo de organizar o ensino escolar atende ao ideal neoliberalista, ao não fomentar nos educandos a percepção sobre questões ambientais, sociais e econômicas, tão pouco, a imbricação entre estes elementos e suas vidas. Como proposta para atenuar a incoerência entre educação formal disjuntiva e sujeitos globais do século XXI, propõe-se a interdisciplinaridade como opção didática, a sustentabilidade como recurso para desenvolver a práxis pedagógica a partir de temas relativos às vivências dos sujeitos cognoscentes e a ciência ecológica, complexa, ecossistêmica enquanto base epistemológica para fomentar um ensino que pretenda ir de encontro ao paradigma e didática tradicionais. Para subsidiar o estudo recorre-se a autores como Morin (2010,2011); Varela (2011), Capra (2006), Maturana (1982,2011); Fazenda (2008,2011); Japiassu (1976, 1994) e outros cientistas que desenvolvem pesquisas transdisciplinares. Como procedimento metodológico adota-se a pesquisa bibliográfica, para isso realiza-se um estudo sobre os elementos conceituais base da pesquisa, a saber: epistemologia ecossistêmica; interdisciplinaridade e sustentabilidade, bem como um levantamento documental, quanto à abordagem qualitativa. Nesse panorama, aponta-se como possibilidade para o fomento de uma percepção ecológica, a epistemologia ecossistêmica integrada à interdisciplinaridade, dados os indícios da necessidade de uma transição paradigmática e didática, evidenciadas no estudo.

Biografía del autor/a

Katia de Oliveira Lima, Universidade Federal do Amazonas.- UFAM.

: Licenciada em Pedagogia, especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior, Professora/Pedagoga na Secretaria Municipal de Educação- SEMED, Manaus-AM, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura Na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas.- UFAM.

 

Gilson Vieira Monteiro, Universidade Federal do Amazonas

Gilson Vieira Monteiro: Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1989), licenciado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1998) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). É professor Associado II da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2018-04-03