INCLUSÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DOCENTES: um estudo do panorama brasileiro na perspectiva interdisciplinar

Autores

  • Daiane Netto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janete Beatriz Krüger Cassal
  • João Ernesto Pelisari Candido

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Desafios docentes, Interdisciplinaridade.

Resumo

O debate acadêmico sobre a proposta de inclusão escolar tem se diversificado em busca de focos de análise que fundamentem e ampliem as alternativas para inserir as pessoas com necessidades especiais, desde cedo, no sistema regular de ensino. Desse modo, entre os focos desse debate estão a preparação do ambiente educacional, bem como as necessidades de formação de professores que atuarão neste processo. Assim, o objetivo deste estudo é realizar reflexões a partir da análise da produção textual brasileira sobre inclusão escolar, destacando os principais desafios que cercam a formação e a atuação docente. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática das publicações brasileiras disponíveis no Portal de Periódicos Scopus referente ao tema. Nota-se que os estudos abordados tratam das mais diversas temáticas; os autores dos trabalhos analisados têm pesquisado metodologias, políticas públicas e práticas pedagógicas que envolvem as propostas de inclusão. Com relação aos desafios, os trabalhos analisados mostram que para a formação dos docentes que atuam sob a perspectivada inclusão, existem poucas publicações, o que demanda estudos mais aprofundados. O estudo apontou que há poucas abordagens sobre a importância da perspectiva interdisciplinar na formação e atuação de professores, com o foco no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais.

Biografia do Autor

Daiane Netto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IQ/UFRGS, 2011) e especialista em Gestão Ambiental (UNOPAR, 2014). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS) e graduanda do curso de Licenciatura em Química (IQ/UFRGS).

Janete Beatriz Krüger Cassal

Graduanda em Licenciatura em Matemática (IFC-Sombrio).

João Ernesto Pelisari Candido

Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (UNILA, 2015), licenciado em Sociologia (Unar, 2017) e especialista em Alimentos, Nutrição e Saúde (Alfamerica, 2017). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS) e graduando do curso de licenciatura em Geografia (Unar).

Referências

ANDRADE, E.T.; MENDES, E. G. Estudo comparativo em três municípios da Política de Inclusão Escolar na percepção dos alunos com deficiência física. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 23, n. 32, p. 1-24, mar. 2015.

ANJOS, H.P. et al. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 116-129, jan./abr., 2009.

ASPILICUETA, P. et al. A questão linguística na inclusão escolar de alunos surdos: ambiente regular inclusivo versus ambiente exclusivamente ouvinte. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 3, p. 395-410, jul./set. 2013.

BAPTISTA, C. R. A inclusão e seus sentidos: entre edifícios e tendas. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: Endipe, 2004.

BARBUIO, R.; FREITAS, A.P. Educação Física, deficiência e inclusão escolar. Journal of Research in Special Education Needs, v. 16, n. s1, p. 421-425, 2016.

BASTOS, A. R. B. O caminho das escolas rumo às práticas de inclusão. Journal of Research in Special Education Needs, v. 16, n. s1, p. 731-735, 2016.

BIALER, M. A inclusão escolar nas autobiografias de autistas. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 485-492, set./dez. 2015.

BRACCIALLI, L. M. P. et al. Vídeo Game na escola e na clínica: auxiliar na inclusão. Journal of Research in Special Education Needs, v. 16, n. s1, p. 1078-1081, 2016.

CAIADO, K. R. M. Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiências: destaques para o debate sobre educação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 22, n. 35, p. 329-338, set./dez. 2009.

CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C.A. Competência social, inclusão escolar e autismo: um estudo de caso comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 28, n. 3, p. 315-324, jul./set. 2012.

COSTA, A. M. F. Atividades pedagógicas de inclusão para o aluno com necessidades educativas especiais: uma proposta colaborativa com docentes em formação. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.

DALBEN, Angela I. L. F. Os ciclos de formação como alternativa para inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 66-82, jan./abr. 2009.

DORZIAT, A. O profissional da inclusão escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 150, p. 986-1003, set./dez. 2013.

ELSEVIER. Scopus. Disponível em: http://www.americalatina.elsevier.com/sul/pt-br/scopus.php. Acesso em: 15 out. 2016.

FAZENDA, I. C. A. apud HAAS, Célia. M. A interdisciplinaridade em Ivani Fazenda: construção de uma atitude pedagógica. International Studies on Law and Education, v. 8, p. 55-64, mai./ago. 2011.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991.

______. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

FERREIRA, Nali R. S. As concepções de Transversalidade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade como base do processo de formação de formadores da Educação Básica: um estudo de caso no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Belo Horizonte, 213, p. 2001.

FERREIRA, V. Educação Física: Interdisciplinaridade, Aprendizagem e Inclusão. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

FERREIRA, M.; GUIMARÃES, M. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Dificuldades e sucessos de professores de educação física em relação à inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 1, p. 49-64, jan./mar. 2016.

FREITAS, S. N.; RECH, A. J. D. Atividades de enriquecimento escolar como estratégia para contribuir com a inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 23, n. 30, pp. 1-23, 2015.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HAAS, Célia. M. A interdisciplinaridade em Ivani Fazenda: construção de uma atitude pedagógica. International Studies on Law and Education, v. 8, pp. 55-64, mai./ago. 2011.

HOSTIS, R. C. L.; JORDÃO, S. G. F. Política de inclusão escolar e práticas curriculares: estratégias pedagógicas para elaboração conceitual do público alvo de educação especial. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 23, n. 28, pp. 1-23, 2014.

JESUS, D. M. et al. Formação continuada de gestores públicos de educação especial: políticas locais para inclusão escolar. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 23, n. 29, pp. 1-23, 2015.

LEMOS, E. L. de M. et al. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 1, p. 117-130, jan./mar., 2014.

LUIZ, F. M. R.; NASCIMENTO, L. C.Inclusão escolar de crianças com síndrome de Down: experiências contadas pelas famílias. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 1, pp. 127-140, jan./mar., 2012.

MACEDO, M. Del C. S. R. et al. Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 2, pp. 179-189, abr./jun. 2014.

MANZINI, E.J. Recurso pedagógico adaptado e estratégias para o ensino de alunos com deficiência física. In: MANZINI, E. J.; FUJISAWA, D.S. (Org.). Jogos e recursos para comunicação e ensino na educação especial. Marília: ABPEE, 2010. pp.111-132.

MARTINS, L.A. R. Reflexões sobre a formação de professores com vistas a educação inclusiva. In: MIRANDA, T.G.; FILHO, T.A.G. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.

MATOS, S. N.; MENDES, E. G. Demandas de professores decorrentes da inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 21, n. 1, pp. 9-22, jan./mar. 2015.

MELLO, A. dos R. L. Refletindo sobre a inclusão escolar brasileira. Journal of Research in Special Education Needs, v. 16, n. s1, pp. 931-935, 2016.

NAKAYAMA, A. M. et al. Mediação da atenção em grupo de apoio educacional. Journal of Research in Special Education Needs, v. 16, n. s1, pp. 708-712, 2016.

OLIVEIRA, A. A. S.; DRAGO, S. L. dos S. A gestão da inclusão escolar na rede municipal de São Paulo: algumas considerações sobre o Programa Incluir. Ensaio: avaliação de políticas públicas, Rio de Janeiro, v. 20, n. 75, p. 347-372, abr./jun. 2012.

PAGNEZ, K. S. M. M.; BISSOLLI, L. A. R.As salas de apoio e acompanhamento à inclusão em São Paulo.Journal of Research in Special Education Needs, v. 16, n. s1, pp. 178-186, 2016.

PAGNEZ, K. S. M. M. A formação de professores para atuar na inclusão escolar.Journal of Research in Special Education Needs, v. 16, n. s1, pp. 70-74, 2016.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Qualis-Periodicos. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf;jsessionid=Un1rFCFqDM4dH9ORUJnJ83YO.sucupira-205#>. Acesso em: 08 fev 2018.

REBELO, A. S. Política de Inclusão escolar no Brasil (2003-2010). Journal of Research in Special Education Needs, v. 16, n. s1, pp. 851-854, 2016.

RIBEIRO, E. et al. Aproximação entre ofertas de educação de jovens e adultos com foco na juventude: perfis e espaço. Arquivos analíticos de políticas educativas, v. 22, n. 60, pp. 1-29, 2014.

RODRIGUES, M. S. et al. Um olhar para a inclusão do público alvo da educação especial no ensino regular a partir do censo escolar brasileiro. Journal of Research in Special Education Needs, v. 16, n. s1, pp. 1061-1066, 2016.

ROSIN-PINOLA, A. R.; DEL PRETTE, Z. A. P. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 3, pp. 341-356, jul./set. 2014.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M.N. Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, pp. 83-89, jan./fev. 2007.

SANTAROSA, L. M. C.; CONFORTO, D. Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtorno de espectro autista. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 21, n. 4, pp. 349-366, out./dez. 2015.

SAVIANI, D. Política Educacional Brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação da PUC-Campinas, Campinas, n. 24, pp.7-16, jun. 2008.

SCHNEIDER, M. B. D. Subsídios para atuação pedagógica no cotidiano escolar inclusivo, 2004. Disponível em: <http://www.educacaoonline.pro.br/art_subsidios_para_acao.asp>. Acesso em: 1 de maio de 2017.

SILVA, A. M.; MENDES, E. G. Psicologia e inclusão escolar: novas possibilidades de intervir preventivamente sobre problemas comportamentais. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 1, pp. 53-70, jan./mar. 2012.

SILVEIRA, K. A. et al. Concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 4, pp. 695-708, out./dez. 2012.

SILVEIRA, F. F.; NEVES, M. M. B. da J. Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla: concepções de pais e professores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 1, p. 79-88, jan./abr. 2006.

SOUZA, A. M. de L.; MACEDO, M. Del C. S. R. Avaliação da aprendizagem e inclusão escolar: a singularidade a serviço da comunidade. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 283-290, jul./dez. 2012.

TADA, I. et al. Conhecendo o processo de inclusão escolar de Porto Velho - RO. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 28, n. 1, p. 65-69, jan./mar. 2012.

TOGASHI, C. M.; WALTER, C. C. F. As contribuições do uso da comunicação alternativa no processo de inclusão escolar de um aluno com transtorno do espectro do autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 3, pp. 351-366, jul./set.. 2016.

VICTOR, S. L.; PILOTO, S. S. de F. H. Acesso e permanência da criança na escola. Journal of Research in Special Education Needs, v. 16, n. s1, pp. 130-134, 2016.

ZAFANI, M. D.; OMOTE, S. Atribuições da família na percepção do professor. Journal of Research in Special Education Needs, v. 16, n. s1, pp. 221-224, 2016.

Downloads

Publicado

2018-04-03

Edição

Seção

Artigos