CURRÍCULO ESCOLAR, GLOBALIZAÇÃO E IDENTIDADES: novos desafios e caminhos para o educador na contemporaneidade.

Autores/as

  • SIMONE MOURA ANDRIOLI DE CASTRO ANDRADE GEPI- PUCSP

Palabras clave:

Currículo escolar, Globalização, Identidades, Interdisciplinaridade.

Resumen

Este artigo promove a reflexão sobre novos desafios e caminhos para um educador na contemporaneidade correlacionando o percurso do currículo escolar, globalização e formação de identidade no contexto escolar. Possibilita-se a compreensão de que as teorias curriculares são desenvolvidas pelas transformações do homem, no cenário político, econômico e cultural, assim como, os educadores participam do processo de formação de identidades dos alunos. Discute-se que a globalização, mesmo que seja uma ideologia, provoca mudanças e cria-se um ‘jogo de forças, tensões ou ‘batalhas’ para o educador em seu cotidiano, o que torna a educação conflituosa, entre o modelo existente e os novos paradigmas emergentes. Como um caminho para esses desafios, sugere-se um trabalho pautado na interdisciplinaridade permeada pelo autoconhecimento. Esse processo representa-se simbolicamente pelo ‘Cavalo de Tróia’, Esse processo representa-se simbolicamente pelo ‘Cavalo de Tróia’, pois é de acordo com a história narrada na obra ‘Ilíada’ de Homero, um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos. O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo oco e presentear os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra. Os troianos aceitaram o ‘presente’ e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade. Assim, a metáfora contempla ao mesmo tempo, aspectos obscuros, inconscientes, elementos ’surpresas’ e recursos criativos que podem ser revelados neste ’campo de lutas. Desta forma, a atitude interdisciplinar e o autoconhecimento poderiam facilitar a ampliação da consciência do educador no sentido da promoção de aprendizados facilitadores para a construção de sujeitos autônomos integrados com a sua natureza e essência.

 

Biografía del autor/a

SIMONE MOURA ANDRIOLI DE CASTRO ANDRADE, GEPI- PUCSP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é doutoranda em em Educação (Currículo) na área de Interdisciplinaridade, com orientação de Dra. Ivani Fazenda Catarina Arantes , pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), pesquisadora do Centro de difusão e estudos da Consciência, estudante dos grupos de pesquisa do Gepi e Interespe ( PUC/SP). Psicólogo autônomo - consultório particular, orientadora profissional e professora convidada do Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia junguiana. http://lattes.cnpq.br/0618029679833651 E-mail:

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Publicado

2016-10-01