OS EFEITOS EDUCATIVOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES BASEADAS EM PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Carlos Emilio Padilla Severo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação Profissional. Interdisciplinaridade. Prática. Pedagógica.

Resumo

esta proposta investigativa teve como objetivo apresentar alternativas pedagógicas à aula expositiva tradicional no desenvolvimento da aprendizagem do estudante da educação profissional e tecnológica. O texto descreve uma experiência e reflexões acerca da interdisciplinaridade, fundamentada e pesquisada por Hilton Japiassú e Ivani Fazenda. Também, apoia-se nas ideias de Heloisa Lück acerca da interação do currículo com a realidade do estudante. Estratégias de integração de conceitos abordados em distintas disciplinas da matriz curricular de um curso de tecnologia na área de Informática são apresentadas, bem como, os efeitos na constituição da autonomia do sujeito aprendente, através de uma prática pedagógica centrada no estudante, conforme postula José Manuel Moran, com base na construção de projetos de software. O trabalho investigativo foi de natureza qualitativa, envolvendo em uma pesquisa-ação, onde uma prática pedagógica interdisciplinar foi realizada.

Biografia do Autor

Carlos Emilio Padilla Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Licenciatura Plena em Computação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2017) e Bacharel em Informática pela Universidade da Região da Campanha (1996). Durante o mestrado realizou estágio sandwich no Laboratório de Investigación y Formación en Informática Avanzada - LIFIA/UNLP, La Plata-Argentina. Possui experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Sistemas de Informação (especificação conceitual e desenvolvimento de software) e Informática na Educação com ênfase em Educação a Distância (mediação da aprendizagem em AVA). Membro permanente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. CONTATO: emilio.severo@gmail.com

Referências

BARBOSA, E. F.; MOURA, G. D. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, pp. 48-67, 2013.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 8. Edição. São Paulo: Autores associados, 2007.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2006.

______. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. São Paulo: Editora Papirus, 1995.

FEUERSTEIN, R.; FALIK, H. L.; FEUERSTEIN, R. S. Changing Minds & Brains: the legacy of Reuven Feuerstein. Columbia University. New York: Teachers College Press, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, M. Educação e globalização neoliberal: um olhar a partir da América Latina. Revista Educação & Linguagem, São Paulo, v. 1, pp. 62-78, 2009.

GATTÁS, M. L. B.; FUREGATO, A. R. F. A interdisciplinaridade na educação. Northeast Network Nursing Journal, v. 8, n. 1, 2016.

GUEDES, G. T. A. UML 2: uma abordagem prática. 2. Edição. São Paulo: Novatec, 2011.

HOC, J. M. et al. Psychology of programming. London: Academic Press, 2014.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago; 1976.

LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes; 2001.

MEYERS, C.; JONES, Thomas B. Promoting active learning. San Francisco: Jossey Bass, 1993.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas-Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, 2015.

MOURA, D. H. A formação de docentes para educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, Brasília, 2008.

SACRISTÁN, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. São Paulo: Penso, 2013.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5ª Edição, Penso: São Paulo, 2013.

SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Ed. Allyn and Bacon, 1996.

SOLOWAY, E.; SPOHRER, J. C. Studying the novice programmer. Psychology Press, 2013.

THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de educação, v. 13, n. 39, p. 545, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2018-04-03

Edição

Seção

Artigos