CONVERSANDO SOBRE UMA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Lislayne Carneiro PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-7498.2019n12p40-52

Palavras-chave:

Currículo. Didática. Pesquisa interdisciplinar.

Resumo

 

RESUMO: O tema tratado neste artigo apresenta uma tentativa de responder o questionamento recorrente dos professores sobre como fazer a didática a partir dos fundamentos e princípios interdisciplinares. O assunto foi abordado com mais detalhes na pesquisa realizada durante a pós-graduação do doutorado. Tomando a pesquisa Interdisciplinar que sustentou a ação das novas atitudes foi possível instituir uma didática transformadora à prática nas aulas versando por um novo paradigma pedagógico para o Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de São Paulo com trinta e um alunos frequentes. O modelo que sustentou esta transformação possibilitou a intervenção educativa alicerçada no diálogo, um fundamento interdisciplinar, intensificado pelo movimento espiral na parceria construída entre os alunos e a pesquisadora. O conhecimento se tornou significativo para todos os envolvidos e a pesquisadora mudou a visão sobre a educação e a prática ao executar uma intervenção educacional para a conscientização do sujeito.

Biografia do Autor

Lislayne Carneiro, PUCSP

Doutora (2016 – 2018) e Mestra (2014 – 2015) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP. Licenciatura em Pedagogia (1996), com Supervisão Escolar (1997). Professora efetiva da Educação Infantil e Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino – Estadual de São Paulo (1988-1997), Municipal de São Paulo (1997 - 2019) e Municipal do Taboão da Serra (1995 – 2018). CV lattes.cnpq.br/0102426538054648

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Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

ARTIGOS