Doenças autorrelatadas e satisfação com a vida de participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (UnATI EACH-USP)

Larissa Naemy Kinoshita, Ruth Caldeira de Melo, Mônica Sanches Yassuda, Samila Sathler Batistoni, Marisa Accioly Domingues, Andrea Lopes, Meire Cachioni

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação com a vida e a saúde percebida dos alunos da UnATI EACH-USP, de acordo com a presença de doenças crônicas. Participaram do estudo 299 indivíduos, de ambos os sexos, com idade entre 50 e 80 anos. A presença de doenças crônicas exerceu influencia negativa na qualidade de vida e na percepção de saúde de indivíduos de meia-idade/idosos. Na população estudada, o número de doenças autorrelatadas apresentou correlação positiva com a idade e negativa com a satisfação com a vida.

Palavras-chave


Satisfação com a Vida; Saúde Percebida; Doenças Crônicas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p107-128

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.