Benefícios da prática do caratê para pessoas idosas

Camila Fabiana Rossi Squarcini, Luzia Wilma Santana da Silva, Marcos Cezar Meira Leite, Stefane Braga de Souza, Carla Elane Silva dos Santos, Neuziele Miranda da Silva, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires, Deusélia Moreira de Souza

Resumo


Atualmente, os idosos buscam um estilo de vida mais saudável com prática de exercícios físicos inovadores para além das tradicionais difundidas no meio: caminhadas, hidroginástica e musculação. Entretanto, são escassas as informações em artigos científicos a respeito da prática do caratê nesta faixa etária. Objetivo: analisar o índice de massa corporal, perímetro da cintura, pressão arterial, condição cardiorrespiratória, força muscular para membros inferiores, flexibilidade e o estado de humor de idosas com hipertensão arterial praticantes de caratê. Métodos: Estudo de natureza quantitativa, realizado com 13 mulheres com média de idade de 64,78 anos, com diagnóstico de hipertensão arterial, que realizaram aulas de caratê durante três meses, três vezes por semana, com intervalo de repouso de 48 horas entre sessões. Foram analisadas: Índice de Massa Corporal (IMC), perímetro da cintura, pressão arterial sistólica e diastólica, condição cardiorrespiratória, força muscular para membros inferiores, flexibilidade e estado de humor. Resultados: Foram observadas melhoras significantes (p<0,05) para: IMC, perímetro da cintura, pressão arterial, condição cardiorrespiratória, força muscular de membros inferiores e flexibilidade. Não foram observadas mudanças significativas para os domínios do Profile of Mood State (POMS). Conclusão: O caratê promove benefícios para pessoas idosas hipertensas com aumento da aptidão cardiorrespiratória, diminuição da pressão arterial, diminuição IMC e perímetro da cintura, podendo ser considerado mais uma opção de exercício físico utilizado no tratamento/controle da hipertensão arterial pelos benefícios observados nos sujeitos da pesquisa à facilitação das ações do dia a dia e do envelhecer mais ativo.

 


Palavras-chave


Artes Marciais; Idoso; Atividade Física.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p27-42

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.