Os processos de Inclusão Social, Educação e Saúde: uma análise qualitativa dos surdos idosos do Distrito Federal

Autores

  • Alyne Dayane Pacifico Sousa Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Atuação na área de ensino de surdos. Docente no ensino superior em várias Universidades; filiada à Universidade Católica de Brasília, UCB, no Mestrado em Gerontologia. Ministra cursos de Libras e formação continuada para órgãos públicos. Atuação voluntária na Pastoral do Surdo de Brasília, DF.
  • Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione Doutora em Cognição e Neurociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília, UnB.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p309-327

Palavras-chave:

Surdo, Idoso, Inclusão social, Educação e Saúde.

Resumo

Esta pesquisa surge do acompanhamento de um número crescente de surdos que se encontram hoje na fase da vida denominada idosa e passam por diversas dificuldades quanto ao acesso a instituições de serviços e atendimento de direito. A pesquisa consistiu em um estudo qualitativo e descritivo, por meio de entrevista semiestruturada, filmada em Libras e transcrita para o português. Para a análise de conteúdo foi utilizado o software MAXQDA, baseado no sistema de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados demonstraram que a sociedade não conhece a Libras e não está preparada para esse tipo de comunicação. Espera-se que esta pesquisa possibilite um olhar singular sobre os problemas vivenciados pelos surdos idosos e sirva de apoio para instituições voltadas ao atendimento dessa parcela da sociedade. Palavras-chave: Surdo; Idoso; Inclusão social; Educação e Saúde.

Biografia do Autor

Alyne Dayane Pacifico Sousa, Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Atuação na área de ensino de surdos. Docente no ensino superior em várias Universidades; filiada à Universidade Católica de Brasília, UCB, no Mestrado em Gerontologia. Ministra cursos de Libras e formação continuada para órgãos públicos. Atuação voluntária na Pastoral do Surdo de Brasília, DF.

Mestre em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Especialista em Libras. Certificação Nacional em Proficiência e Ensino de Libras, PROLIBRÁS, nível Superior e PROLIBRÁS, nível Tradução/Interpretação. Graduada em Letras-Libras, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Graduada em Medicina Veterinária, Faculdade Darwin. Licenciada em Pedagogia, Faculdade Alfredo Nasser.  Atuação na área de ensino de surdos.  Docente no ensino superior em várias Universidades; filiada à Universidade Católica de Brasília, UCB, no Mestrado em Gerontologia. Ministra cursos de Libras e formação continuada para órgãos públicos. Atuação voluntária na Pastoral do Surdo de Brasília, DF.  Realiza pesquisas nessa área de Libras.

 

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, Doutora em Cognição e Neurociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília, UnB.

Doutora em Cognição e Neurociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília, UnB. Estágio sanduíche do doutorado, Centre de Recherche D´Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Université de Montréal, Canadá. Mestre em Cognição e Neurociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília (2010). Especialista em Neuropsicologia, IPAF. Graduação em Licenciatura Plena e Formação em Psicologia, Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Docente, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia e da Graduação em Psicologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Membro do grupo de Pesquisa CNPq Cognição e Neurociências do Comportamento pela UnB, do grupo de Pesquisa CNPq Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida – EQUAVI/UCB e participante do GT Memória: Modelos, Pesquisa Básica e Aplicações da ANPEPP. Atua na área da Neuropsicologia, com ênfase em técnicas de intervenção cognitiva e temas correlatos ao envelhecimento.

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

Sousa, A. D. P., & Chariglione, I. P. F. S. (2017). Os processos de Inclusão Social, Educação e Saúde: uma análise qualitativa dos surdos idosos do Distrito Federal. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 309–327. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p309-327

Edição

Seção

Artigos