Os processos de Inclusão Social, Educação e Saúde: uma análise qualitativa dos surdos idosos do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p309-327Palavras-chave:
Surdo, Idoso, Inclusão social, Educação e Saúde.Resumo
Esta pesquisa surge do acompanhamento de um número crescente de surdos que se encontram hoje na fase da vida denominada idosa e passam por diversas dificuldades quanto ao acesso a instituições de serviços e atendimento de direito. A pesquisa consistiu em um estudo qualitativo e descritivo, por meio de entrevista semiestruturada, filmada em Libras e transcrita para o português. Para a análise de conteúdo foi utilizado o software MAXQDA, baseado no sistema de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados demonstraram que a sociedade não conhece a Libras e não está preparada para esse tipo de comunicação. Espera-se que esta pesquisa possibilite um olhar singular sobre os problemas vivenciados pelos surdos idosos e sirva de apoio para instituições voltadas ao atendimento dessa parcela da sociedade. Palavras-chave: Surdo; Idoso; Inclusão social; Educação e Saúde.Downloads
Publicado
2017-09-30
Como Citar
Sousa, A. D. P., & Chariglione, I. P. F. S. (2017). Os processos de Inclusão Social, Educação e Saúde: uma análise qualitativa dos surdos idosos do Distrito Federal. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 309–327. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p309-327
Edição
Seção
Artigos