The processes of Social Inclusion, Education and Health: a qualitative analysis of the elderly deaf people of the Distrito Federal

Authors

  • Alyne Dayane Pacifico Sousa Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Atuação na área de ensino de surdos. Docente no ensino superior em várias Universidades; filiada à Universidade Católica de Brasília, UCB, no Mestrado em Gerontologia. Ministra cursos de Libras e formação continuada para órgãos públicos. Atuação voluntária na Pastoral do Surdo de Brasília, DF.
  • Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione Doutora em Cognição e Neurociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília, UnB.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p309-327

Keywords:

Deaf, Elderly, Social inclusion, Education and health.

Abstract

This research arises from the accompaniment of this growing number of deaf people who are now in this phase of life and are facing various difficulties regarding access to these legal institutions. The research consisted of a qualitative and descriptive study, through a semistructured interview, filmed in Libras and transcribed into Portuguese. For the content analysis, the MAXQDA software was used, based on the Bardin (2011) content analysis system. The results showed that the majority of society does not know Libras and is not prepared for this type of communication. It is hoped that the result of this research will present a singular look at the problems experienced by the elderly deaf people, and that it will serve as a support for institutions aimed at serving this portion of society.

 

Author Biographies

Alyne Dayane Pacifico Sousa, Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Atuação na área de ensino de surdos. Docente no ensino superior em várias Universidades; filiada à Universidade Católica de Brasília, UCB, no Mestrado em Gerontologia. Ministra cursos de Libras e formação continuada para órgãos públicos. Atuação voluntária na Pastoral do Surdo de Brasília, DF.

Mestre em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Especialista em Libras. Certificação Nacional em Proficiência e Ensino de Libras, PROLIBRÁS, nível Superior e PROLIBRÁS, nível Tradução/Interpretação. Graduada em Letras-Libras, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Graduada em Medicina Veterinária, Faculdade Darwin. Licenciada em Pedagogia, Faculdade Alfredo Nasser.  Atuação na área de ensino de surdos.  Docente no ensino superior em várias Universidades; filiada à Universidade Católica de Brasília, UCB, no Mestrado em Gerontologia. Ministra cursos de Libras e formação continuada para órgãos públicos. Atuação voluntária na Pastoral do Surdo de Brasília, DF.  Realiza pesquisas nessa área de Libras.

 

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, Doutora em Cognição e Neurociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília, UnB.

Doutora em Cognição e Neurociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília, UnB. Estágio sanduíche do doutorado, Centre de Recherche D´Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Université de Montréal, Canadá. Mestre em Cognição e Neurociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília (2010). Especialista em Neuropsicologia, IPAF. Graduação em Licenciatura Plena e Formação em Psicologia, Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Docente, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia e da Graduação em Psicologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Membro do grupo de Pesquisa CNPq Cognição e Neurociências do Comportamento pela UnB, do grupo de Pesquisa CNPq Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida – EQUAVI/UCB e participante do GT Memória: Modelos, Pesquisa Básica e Aplicações da ANPEPP. Atua na área da Neuropsicologia, com ênfase em técnicas de intervenção cognitiva e temas correlatos ao envelhecimento.

Published

2017-09-30

How to Cite

Sousa, A. D. P., & Chariglione, I. P. F. S. (2017). The processes of Social Inclusion, Education and Health: a qualitative analysis of the elderly deaf people of the Distrito Federal. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 309–327. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p309-327

Issue

Section

Papers