Los procesos de Inclusión Social, Educación y Salud: un análisis cualitativo de los sordos ancianos del Distrito Federal

Autores/as

  • Alyne Dayane Pacifico Sousa Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Atuação na área de ensino de surdos. Docente no ensino superior em várias Universidades; filiada à Universidade Católica de Brasília, UCB, no Mestrado em Gerontologia. Ministra cursos de Libras e formação continuada para órgãos públicos. Atuação voluntária na Pastoral do Surdo de Brasília, DF.
  • Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione Doutora em Cognição e Neurociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília, UnB.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p309-327

Palabras clave:

Sordo, Personas de edad avanzada, Inclusión social, Educación y Salud.

Resumen

Esta investigación surge del acompañamiento de un número creciente de sordos que se encuentran hoy en la fase de la vida denominada anciana y pasan por diversas dificultades en cuanto al acceso a instituciones de servicios y atención de derecho. La investigación consistió en un estudio cualitativo, descriptivo, a través de entrevista semiestructurada, filmado en Libras y transcrito para el portugués. Para el análisis de contenido se utilizó el software MAXQDA, basado en el sistema de análisis de contenido de Bardin (2011). Los resultados demostraron que la sociedad no conoce a Libras y no está preparada para ese tipo de comunicación. Se espera que esta investigación posibilite una mirada singular sobre los problemas vivenciados por los sordos ancianos y sirva de apoyo para instituciones orientadas a la atención de esa parcela de la sociedad.

 

Biografía del autor/a

Alyne Dayane Pacifico Sousa, Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Atuação na área de ensino de surdos. Docente no ensino superior em várias Universidades; filiada à Universidade Católica de Brasília, UCB, no Mestrado em Gerontologia. Ministra cursos de Libras e formação continuada para órgãos públicos. Atuação voluntária na Pastoral do Surdo de Brasília, DF.

Mestre em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Especialista em Libras. Certificação Nacional em Proficiência e Ensino de Libras, PROLIBRÁS, nível Superior e PROLIBRÁS, nível Tradução/Interpretação. Graduada em Letras-Libras, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Graduada em Medicina Veterinária, Faculdade Darwin. Licenciada em Pedagogia, Faculdade Alfredo Nasser.  Atuação na área de ensino de surdos.  Docente no ensino superior em várias Universidades; filiada à Universidade Católica de Brasília, UCB, no Mestrado em Gerontologia. Ministra cursos de Libras e formação continuada para órgãos públicos. Atuação voluntária na Pastoral do Surdo de Brasília, DF.  Realiza pesquisas nessa área de Libras.

 

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, Doutora em Cognição e Neurociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília, UnB.

Doutora em Cognição e Neurociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília, UnB. Estágio sanduíche do doutorado, Centre de Recherche D´Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Université de Montréal, Canadá. Mestre em Cognição e Neurociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília (2010). Especialista em Neuropsicologia, IPAF. Graduação em Licenciatura Plena e Formação em Psicologia, Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Docente, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia e da Graduação em Psicologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Membro do grupo de Pesquisa CNPq Cognição e Neurociências do Comportamento pela UnB, do grupo de Pesquisa CNPq Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida – EQUAVI/UCB e participante do GT Memória: Modelos, Pesquisa Básica e Aplicações da ANPEPP. Atua na área da Neuropsicologia, com ênfase em técnicas de intervenção cognitiva e temas correlatos ao envelhecimento.

Publicado

2017-09-30

Cómo citar

Sousa, A. D. P., & Chariglione, I. P. F. S. (2017). Los procesos de Inclusión Social, Educación y Salud: un análisis cualitativo de los sordos ancianos del Distrito Federal. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 309–327. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p309-327

Número

Sección

Artigos