O ensino da avaliação cognitiva na graduação em Gerontologia

Autores

  • Aline Silveira Viana USP e UNIFESP
  • Sofia Cristina Iost Pavarini UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p219-232

Palavras-chave:

Avaliação cognitiva, Ensino, Gerontologia.

Resumo

Saber avaliar adequadamente as alterações cognitivas é uma habilidade importante na formação de profissionais na área de saúde. Na graduação em Gerontologia na América Latina e Portugal, os protocolos de avaliação clínica incluem a necessidade de aplicação de instrumentos de rastreio cognitivo. Este estudo objetivou, nesse sentido, auxiliar no ensino de graduandos da área, por meio da elaboração de vídeos educacionais e um manual sobre a aplicação dos instrumentos mais utilizados na graduação em Gerontologia.

 

Biografia do Autor

Aline Silveira Viana, USP e UNIFESP

Graduada em Gerontologia pela UFSCar. Mestranda em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP. Cursando Especialização de Informática em Saúde pela UNIFESP. Trabalha nas áreas de avaliação gerontológica, ensino cognitivo, ensino de gerontologia e sociologia dos desastres.

 

Sofia Cristina Iost Pavarini, UFSCar

Sofia Cristina Iost Pavarini – Graduação em Enfermagem pela UFSCar. Doutorado em Educação pela UNICAMP. É professora da Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar. É professora associado nível 4 do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP), Brasil.

 

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Publicado

2014-09-30

Como Citar

Viana, A. S., & Pavarini, S. C. I. (2014). O ensino da avaliação cognitiva na graduação em Gerontologia. Revista Kairós-Gerontologia, 17(3), 219–232. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p219-232

Edição

Seção

Artigos