A produção do sujeito-velho como empresário de si: cadernos de saúde fabricando modos de vida.

Autores

  • Patricia Haertel Giusti Universidade Católica de Pelotas (RS) - UCPel.
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p31-57

Palavras-chave:

Velhice, Mídia, Estudos foucaultianos.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar a articulação entre os saberes produzidos para os velhos, os jogos de força que entram em operação para garantia de um envelhecimento melhor e a subjetivação desses indivíduos. O corpus discursivo é composto por enunciações sobre velhice presentes na mídia impressa e foi analisado a partir do referencial foucaultiano. Percebe-se o atravessamento dos dispositivos disciplinares, de segurança e de controle, na fabricação de um sujeito-velho empresário de si mesmo.


Biografia do Autor

Patricia Haertel Giusti, Universidade Católica de Pelotas (RS) - UCPel.

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde e Comportamento. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande. Professora da Universidade Católica de Pelotas (RS) - UCPel.

 

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Giusti, P. H., & Henning, P. C. (2015). A produção do sujeito-velho como empresário de si: cadernos de saúde fabricando modos de vida. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 31–57. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p31-57

Edição

Seção

Artigos