Família, trabalho e lembranças: um estudo na cidade de Ivoti (RS) com mulheres acima de 60 anos

Autores

  • Berlize Regina Elias Anschau Psicologia. Universidade Feevale.
  • Sueli Maria Cabral Psicologia. Universidade Feevale.
  • Gilson Luís da Cunha Biologia. Universidade Feevale.
  • Maristela Cássia Peixoto Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.
  • Eliana Perez Gonçalves de Moura Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.
  • Geraldine Alves dos Santos Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Professora titular da Universidade Feevale.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p417-432

Palavras-chave:

Envelhecimento bem-sucedido, Idosas, Família.

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender quais influências familiares levam mulheres idosas a permanecerem ativas no mercado de trabalho. O delineamento do estudo é qualitativo, exploratório e transversal. As oito participantes foram submetidas a uma entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados demonstraram forte influência familiar no processo da inserção e permanência no mercado de trabalho, produzindo benefícios, além da dimensão econômica.

 

Biografia do Autor

Berlize Regina Elias Anschau, Psicologia. Universidade Feevale.

Psicóloga, Universidade Feevale. Novo Hamburgo, RS, Brasil.

 

Sueli Maria Cabral, Psicologia. Universidade Feevale.

Socióloga. Doutora em Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale dos Sinos. Professora Adjunta da Universidade Feevale.

 

Gilson Luís da Cunha, Biologia. Universidade Feevale.

Biólogo. Doutor em Genética e Biologia Molecular. Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.

 

Maristela Cássia Peixoto, Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.

Enfermeira, Especialista em Gestão dos Serviços de Saúde. Docente da Universidade Feevale. Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.

Eliana Perez Gonçalves de Moura, Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.

Psicóloga. Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.

 

Geraldine Alves dos Santos, Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Professora titular da Universidade Feevale.

Psicóloga. Especialista em Gerontologia Social. Doutora em Psicologia. Pós-Doutorado na Faculdade de Serviço Social da PUCRS. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Professora titular da Universidade Feevale.

 

Downloads

Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos