Família, trabalho e lembranças: um estudo na cidade de Ivoti (RS) com mulheres acima de 60 anos

Auteurs-es

  • Berlize Regina Elias Anschau Psicologia. Universidade Feevale.
  • Sueli Maria Cabral Psicologia. Universidade Feevale.
  • Gilson Luís da Cunha Biologia. Universidade Feevale.
  • Maristela Cássia Peixoto Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.
  • Eliana Perez Gonçalves de Moura Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.
  • Geraldine Alves dos Santos Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Professora titular da Universidade Feevale.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p417-432

Mots-clés :

Envelhecimento bem-sucedido, Idosas, Família.

Résumé

O objetivo deste estudo foi compreender quais influências familiares levam mulheres idosas a permanecerem ativas no mercado de trabalho. O delineamento do estudo é qualitativo, exploratório e transversal. As oito participantes foram submetidas a uma entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados demonstraram forte influência familiar no processo da inserção e permanência no mercado de trabalho, produzindo benefícios, além da dimensão econômica.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Berlize Regina Elias Anschau, Psicologia. Universidade Feevale.

Psicóloga, Universidade Feevale. Novo Hamburgo, RS, Brasil.

 

Sueli Maria Cabral, Psicologia. Universidade Feevale.

Socióloga. Doutora em Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale dos Sinos. Professora Adjunta da Universidade Feevale.

 

Gilson Luís da Cunha, Biologia. Universidade Feevale.

Biólogo. Doutor em Genética e Biologia Molecular. Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.

 

Maristela Cássia Peixoto, Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.

Enfermeira, Especialista em Gestão dos Serviços de Saúde. Docente da Universidade Feevale. Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.

Eliana Perez Gonçalves de Moura, Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.

Psicóloga. Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.

 

Geraldine Alves dos Santos, Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Professora titular da Universidade Feevale.

Psicóloga. Especialista em Gerontologia Social. Doutora em Psicologia. Pós-Doutorado na Faculdade de Serviço Social da PUCRS. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Professora titular da Universidade Feevale.

 

Téléchargements

Publié-e

2015-09-30

Comment citer

Anschau, B. R. E., Cabral, S. M., Cunha, G. L. da, Peixoto, M. C., Moura, E. P. G. de, & Santos, G. A. dos. (2015). Família, trabalho e lembranças: um estudo na cidade de Ivoti (RS) com mulheres acima de 60 anos. Revista Kairós-Gerontologia, 18(3), 417–432. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p417-432

Numéro

Rubrique

Artigos