Os filmes no ensino das doenças neurológicas em idosos

Autores

  • Josiane Aparecida Duarte Graduanda em Medicina. Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.
  • Bruna Miclos de Oliveira Graduanda em Medicina. Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.
  • Yasmine Oliveira Vieira Graduanda em Medicina. Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.
  • Armando José China Bezerra Médico. Professor do Curso de Graduação em Medicina. Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.
  • Lucy Gomes Vianna Médica. Professora da Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p193-210

Palavras-chave:

Filme, Idoso, Educação médica, Doenças neurológicas

Resumo

Ao expor a humanidade e favorecer reflexões críticas, o cinema desempenha seu papel de suprir experiências que nem todos podem vivenciar. Dessa forma, constitui-se como valiosa fonte de recurso para a educação médica. Os filmes ampliam as possibilidades de promoção de uma formação mais ampla e integrada, pois envolvem habilidades e competências que vão além do conhecimento biomédico, o que é essencial no contexto da abordagem ao paciente idoso. Neste artigo são referidos filmes de longa-metragem que didaticamente focam pacientes idosos portadores de doenças neurológicas, como doença de Alzheimer, acidente vascular encefálico e demência vascular, doença de Parkinson e esclerose lateral amiotrófica.

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Duarte, J. A., de Oliveira, B. M., Vieira, Y. O., Bezerra, A. J. C., & Vianna, L. G. (2016). Os filmes no ensino das doenças neurológicas em idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 19(1), 193–210. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p193-210

Edição

Seção

Artigos