Prevalência de incapacidade funcional e fatores sociodemográficos associados em idosos de Juiz de Fora, MG

Autores

  • Danielle Teles da Cruz Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Ingrid Gonze Leite Supervisora de Estágio na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Presidente Antônio Carlos, Ubá.
  • Marcélia Barezzi Barbosa Enfermagem, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.
  • Isabel Cristina Gonçalves Leite Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p09-28

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Incapacidade Funcional, Inquéritos Epidemiológicos.

Resumo

A incapacidade funcional (IF) surge como um importante paradigma para a assistência à saúde do idoso. O objetivo desse estudo foi verificar a prevalência de IF em idosos e analisar os fatores sociodemográficos associados. A prevalência de IF foi de 2,5% para as ABVD e de 7,1% para as AIVD, e observou-se associação entre idade superior a 80 anos e IF para AIVD (p<0,001). Os resultados encontrados reforçam a necessidade de ações, principalmente de prevenção, com o intuito de garantir independência e funcionalidade ao idoso.

Palavras-chave: Saúde do Idoso; Incapacidade Funcional; Inquéritos Epidemiológicos.

Biografia do Autor

Danielle Teles da Cruz, Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Danielle Teles da Cruz - Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Saúde Coletiva e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde (UFJF). Áreas de interesse: Saúde Pública, Saúde Coletiva, Saúde do Idoso, e Fisioterapia na Saúde do Idoso.

E-mail: danitcruz@yahoo.com.br

Ingrid Gonze Leite, Supervisora de Estágio na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Presidente Antônio Carlos, Ubá.

Ingrid Gonze Leite - Fisioterapeuta (UFJF). Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional e Cardiorrespiratória (UCP). Supervisora de Estágio na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Presidente Antônio Carlos, Ubá. Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Ubá (Policlínica Regional de Ubá). Fisioterapeuta (UFJF). Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional e Cardiorrespiratória (UCP). Supervisora de Estágio na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Presidente Antônio Carlos, Ubá.

E-mail: danitcruz@yahoo.com.br

Marcélia Barezzi Barbosa, Enfermagem, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

Marcélia Barezzi Barbosa - Enfermeira (UFJF). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Faculdade de Medicina da UFJF (2015). Cursando especialização em Cuidados Intensivos em UTI Adulto e Neonatal pela Faculdade Redentor. Áreas de aperfeiçoamento e pesquisas: Urgência e emergência, saúde do idoso, doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental e dependência química. Atuação profissional em terapia intensiva no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

E-mail: mbbarezzi@hotmail.com

Isabel Cristina Gonçalves Leite, Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Isabel Cristina Gonçalves Leite - Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientadora dos programas de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde e Saúde Coletiva (UFJF). Vice-Coordenadora e Coordenadora de Ensino no Programa de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Saúde Coletiva e ex-Coordenadora Adjunta de Administração e Planejamento no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Saúde (2006 a 2014). Tutora acadêmica da Residência Multiprofissional em Saúde da Família - Odontologia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia de Doenças Crônicas, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia do câncer, qualidade de vida em condições crônicas e saúde bucal coletiva. Bolsista de produtividade em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

E-mail: isabel.leite@ufjf.edu.br

 

Downloads

Publicado

2016-01-30

Como Citar

Cruz, D. T. da, Leite, I. G., Barbosa, M. B., & Leite, I. C. G. (2016). Prevalência de incapacidade funcional e fatores sociodemográficos associados em idosos de Juiz de Fora, MG. Revista Kairós-Gerontologia, 19(Especial22), 09–28. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p09-28