Prevalencia de discapacidad funcional y los factores sociodemográficos asociados en ancianos de Juiz de Fora, MG

Autores/as

  • Danielle Teles da Cruz Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Ingrid Gonze Leite Supervisora de Estágio na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Presidente Antônio Carlos, Ubá.
  • Marcélia Barezzi Barbosa Enfermagem, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.
  • Isabel Cristina Gonçalves Leite Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p09-28

Palabras clave:

Salud del Anciano, Personas con Discapacidad, Encuestas Epidemiológicas.

Resumen

La incapacidad funcional (IF) surge como un importante paradigma para la asistencia a la salud de las personas mayores. La meta de este estudio fue comprobar el predominio de IF en los ancianos y analizar los factores sociodemográficos asociados. El predominio de la IF fue de un 2,5% para ABVD y un 7,1% para el AIVD, y se observó una asociación entre la edad mayor de 80 años y la IF para AIVD (p <0,001). Los resultados refuerzan la necesidad de una acción, especialmente para la prevención, con el fin de garantizar la independencia y la funcionalidad de las personas mayores.

Palabras clave: Salud del Anciano; Personas con Discapacidad; Encuestas Epidemiológicas.

Biografía del autor/a

Danielle Teles da Cruz, Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Danielle Teles da Cruz - Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Saúde Coletiva e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde (UFJF). Áreas de interesse: Saúde Pública, Saúde Coletiva, Saúde do Idoso, e Fisioterapia na Saúde do Idoso.

E-mail: danitcruz@yahoo.com.br

Ingrid Gonze Leite, Supervisora de Estágio na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Presidente Antônio Carlos, Ubá.

Ingrid Gonze Leite - Fisioterapeuta (UFJF). Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional e Cardiorrespiratória (UCP). Supervisora de Estágio na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Presidente Antônio Carlos, Ubá. Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Ubá (Policlínica Regional de Ubá). Fisioterapeuta (UFJF). Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional e Cardiorrespiratória (UCP). Supervisora de Estágio na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Presidente Antônio Carlos, Ubá.

E-mail: danitcruz@yahoo.com.br

Marcélia Barezzi Barbosa, Enfermagem, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

Marcélia Barezzi Barbosa - Enfermeira (UFJF). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Faculdade de Medicina da UFJF (2015). Cursando especialização em Cuidados Intensivos em UTI Adulto e Neonatal pela Faculdade Redentor. Áreas de aperfeiçoamento e pesquisas: Urgência e emergência, saúde do idoso, doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental e dependência química. Atuação profissional em terapia intensiva no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

E-mail: mbbarezzi@hotmail.com

Isabel Cristina Gonçalves Leite, Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Isabel Cristina Gonçalves Leite - Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientadora dos programas de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde e Saúde Coletiva (UFJF). Vice-Coordenadora e Coordenadora de Ensino no Programa de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Saúde Coletiva e ex-Coordenadora Adjunta de Administração e Planejamento no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Saúde (2006 a 2014). Tutora acadêmica da Residência Multiprofissional em Saúde da Família - Odontologia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia de Doenças Crônicas, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia do câncer, qualidade de vida em condições crônicas e saúde bucal coletiva. Bolsista de produtividade em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

E-mail: isabel.leite@ufjf.edu.br

 

Publicado

2016-01-30

Cómo citar

Cruz, D. T. da, Leite, I. G., Barbosa, M. B., & Leite, I. C. G. (2016). Prevalencia de discapacidad funcional y los factores sociodemográficos asociados en ancianos de Juiz de Fora, MG. Revista Kairós-Gerontologia, 19(Especial22), 09–28. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p09-28