Avaliação nutricional de idosos institucionalizados na Zona Sul de São Paulo

Autores

  • Dalvineia Carvalho Santana Nutrição, Centro Universitário Adventista de São Paulo.
  • Daiane Soares Macedo Graduação em Nutrição, Centro Universitário Adventista de São Paulo.
  • Nyvian Alexandre Kutz Graduação em Nutrição, Centro Universitário Adventista de São Paulo.
  • Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro Curso de Graduação em Nutrição, Centro Universitário Adventista de São Paulo, do Mestrado em Promoção da Saúde e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Ambulatorial do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p403-416

Palavras-chave:

Idoso, Estado nutricional, ILPI.

Resumo

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e deve ser tratado com prioridade no contexto social no Brasil. Este trabalho avaliou o estado nutricional de idosos institucionalizados utilizando-se a Mini-Avaliação Nutricional e a antropometria. Os resultados mostraram que o risco de desnutrição e desnutrição são condições de evidenciada importância entre os idosos desta instituição. Uma abordagem interdisciplinar da institucionalização é necessária, para melhorar a saúde e qualidade de vida dos idosos.

 

Biografia do Autor

Dalvineia Carvalho Santana, Nutrição, Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Graduação em Nutrição, Centro Universitário Adventista de São Paulo.

 

Daiane Soares Macedo, Graduação em Nutrição, Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Graduação em Nutrição, Centro Universitário Adventista de São Paulo.

 

Nyvian Alexandre Kutz, Graduação em Nutrição, Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Graduação em Nutrição, Centro Universitário Adventista de São Paulo.

 

Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro, Curso de Graduação em Nutrição, Centro Universitário Adventista de São Paulo, do Mestrado em Promoção da Saúde e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Ambulatorial do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Graduação em Nutrição. Mestrado e Doutorado em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, USP. Professor Doutor, Curso de Graduação em Nutrição, Centro Universitário Adventista de São Paulo, do Mestrado em Promoção da Saúde e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Ambulatorial do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

  

Downloads

Publicado

2016-01-31

Como Citar

Santana, D. C., Macedo, D. S., Kutz, N. A., & Salgueiro, M. M. H. de A. de O. (2016). Avaliação nutricional de idosos institucionalizados na Zona Sul de São Paulo. Revista Kairós-Gerontologia, 19(Especial22), 403–416. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p403-416