Estado nutricional dietético e socioeconômico em idosos da cidade de Viçosa do Ceará, CE

Autores

  • Alessandra Maria Silva de Brito Nutricionista. Especialização em Saúde da Família – em andamento (IESM). Nutricionista da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, Ceará, Brasil.
  • Jorge Luís Pereira Cavalcante Bacharel em Nutrição (UECE). Especialista em Dietoterapia (UNIFOR). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFC). Doctorado en Nutrición - em andamento (UNINI México). Nutricionista da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretaria Municipal de Saúde. Docente do Curso de Bacharelado em Nutrição do UNINTA. Membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), da Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV), da Rede Nacional de Tanatologia (RNT) e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p267-278

Palavras-chave:

Avaliação nutricional, Nutrição do idoso, Gerontologia.

Resumo

O estudo avaliou o estado nutricional dietético e socioeconômico de idosos da cidade de Viçosa, no estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e quantitativa, desenvolvida no período de junho a dezembro de 2016, usando-se questionário socioeconômico e cultural e recordatório 24 horas. Observou-se a presença de hábitos alimentares inadequados nos gerontes com substituição de refeições principais por lanches açucarados e gordurosos. Assim, há a necessidade contínua de se aplicar e monitorar a educação alimentar e nutricional em idosos.

 

Biografia do Autor

Alessandra Maria Silva de Brito, Nutricionista. Especialização em Saúde da Família – em andamento (IESM). Nutricionista da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, Ceará, Brasil.

Nutricionista. Especialização em Saúde da Família – em andamento (IESM). Nutricionista da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, Ceará, Brasil. 

Jorge Luís Pereira Cavalcante, Bacharel em Nutrição (UECE). Especialista em Dietoterapia (UNIFOR). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFC). Doctorado en Nutrición - em andamento (UNINI México). Nutricionista da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretaria Municipal de Saúde. Docente do Curso de Bacharelado em Nutrição do UNINTA. Membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), da Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV), da Rede Nacional de Tanatologia (RNT) e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

Bacharel em Nutrição (UECE). Especialista em Dietoterapia (UNIFOR). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFC). Doctorado en Nutrición - em andamento (UNINI México). Nutricionista da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretaria Municipal de Saúde. Docente do Curso de Bacharelado em Nutrição do UNINTA. Membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), da Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV), da Rede Nacional de Tanatologia (RNT) e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Brito, A. M. S. de, & Cavalcante, J. L. P. (2018). Estado nutricional dietético e socioeconômico em idosos da cidade de Viçosa do Ceará, CE. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 267–278. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p267-278

Edição

Seção

Artigos