Evidências sobre a Educação em Saúde a idosos que vivenciaram quedas

Autores

  • Caren da Silva Jacobi Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
  • Margrid Beuter Docente do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
  • Jamile Laís Brunisma Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
  • Eliane Raquel Rieth Benetti Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
  • Viviane Segabinazzi Saldanha Enfermeira. Mestranda em Gerontologia na Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
  • Carolina Backes Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p375-392

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Idoso, Acidentes por quedas, Enfermagem Geriátrica.

Resumo

Identificar evidências científicas sobre fatores que potencializam e limitam a educação em saúde ao idoso que vivenciou uma queda é o objetivo deste estudo. Revisão integrativa realizada nas bases de dados PubMed e LILACS em maio de 2015, selecionando-se 15 artigos. Evidenciaram-se fatores que potencializam a educação em saúde a idosos que caíram, como construção de vínculo e a habilidade dos profissionais e fatores que limitam esse processo, como a falta de conhecimento deles sobre quedas, brevidade nas orientações e aspectos relacionados ao idoso.

Biografia do Autor

Caren da Silva Jacobi, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

 

Margrid Beuter, Docente do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

 

Jamile Laís Brunisma, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

 

Eliane Raquel Rieth Benetti, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

 

Viviane Segabinazzi Saldanha, Enfermeira. Mestranda em Gerontologia na Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Enfermeira. Mestranda em Gerontologia na Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

 

Carolina Backes, Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Jacobi, C. da S., Beuter, M., Brunisma, J. L., Benetti, E. R. R., Saldanha, V. S., & Backes, C. (2018). Evidências sobre a Educação em Saúde a idosos que vivenciaram quedas. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 375–392. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p375-392

Edição

Seção

Artigos