Influência da idade na capacidade funcional e mobilidade de idosos praticantes de Pilates

Autores

  • Amanda Terra Silva Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista do PIBIC/CNPq. Participante do Projeto de Extensão Reabilitação da função muscular, equilíbrio e mobilidade dos idosos. Universidade Estadual de Goiás, Campus Eseffego.
  • Amanda Moraes de Sá Amanda Moraes de Sá – Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Fisioterapia. E-mail: amandamoraesdesa@outlook.com
  • Bianca de Albuquerque Carvalho Bianca de Albuquerque Carvalho - Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG). E-mail: bianka-100@hotmail.com
  • Katarine Souza Costa Fisioterapeuta graduada, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Instrutora de Pilates.
  • Rafaela Silva Nascimento Rafaela Silva Nascimento – Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. E-mail: rafaelasnascimento@hotmail.com
  • Ilza Maria Guedes Torquato Paredes Doutoranda em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestre em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Graduada em Fisioterapia, Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNE), atual Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Campina Grande, PB. Professora de Fisioterapia, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO). Atualmente, professora titular, ESEFFEGO, Núcleo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Aperfeiçoamento na área ortopédica (doenças da coluna vertebral por meio da Reeducação Postural Global (RPG) e o método Pilates, em pacientes com Doença de Parkinson e Alzheimer.
  • Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga Pós-doutorado, FMRP-USP, e na Vrije University Amsterdam (Holanda). Doutorado em Ciências Médicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos. Fisioterapeuta e especialista em Fisioterapia Neurológica, Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Cinesioterapia, Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, Professora Adjunta, Universidade Estadual de Goiás (UEG).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p267-279

Palavras-chave:

Envelhecimento, Funcionalidade, Pilates.

Resumo

A avaliação da capacidade funcional do idoso permite conhecer o perfil e ajudar na realização de estratégias de promoção à saúde. O estudo tem como objetivo avaliar a capacidade funcional de idosos que participam de um grupo de Pilates na UNATI – Universidade Aberta a Terceira Idade, na cidade de Goiânia (GO). Estudo analítico-transversal com uma amostra composta de 24 idosos, com idades de 60 a 76 anos. Os idosos pesquisados praticavam os exercícios de Pilates no solo regularmente com frequência de duas vezes por semana. Foram coletados dados do nível de atividade física, capacidade funcional de caminhar, sentar e levantar e índice de massa corporal. A diminuição do IMC e dos efeitos do próprio envelhecimento são beneficiados pela atividade física regular. Os idosos mais ativos que praticam exercícios de Pilates apresentam melhor capacidade funcional e destreza motora, a despeito de sua idade.

 

Biografia do Autor

Amanda Terra Silva, Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista do PIBIC/CNPq. Participante do Projeto de Extensão Reabilitação da função muscular, equilíbrio e mobilidade dos idosos. Universidade Estadual de Goiás, Campus Eseffego.

Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista do PIBIC/CNPq.  Participante do Projeto de Extensão Reabilitação da função muscular, equilíbrio e mobilidade dos idosos. Universidade Estadual de Goiás, Campus Eseffego.

 

Amanda Moraes de Sá, Amanda Moraes de Sá – Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Fisioterapia. E-mail: amandamoraesdesa@outlook.com

Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Fisioterapia.

 

Bianca de Albuquerque Carvalho, Bianca de Albuquerque Carvalho - Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG). E-mail: bianka-100@hotmail.com

Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

Katarine Souza Costa, Fisioterapeuta graduada, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Instrutora de Pilates.

Katarine Souza Costa - Fisioterapeuta graduada, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Instrutora de Pilates.

 

Rafaela Silva Nascimento, Rafaela Silva Nascimento – Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. E-mail: rafaelasnascimento@hotmail.com

Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

 

Ilza Maria Guedes Torquato Paredes, Doutoranda em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestre em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Graduada em Fisioterapia, Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNE), atual Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Campina Grande, PB. Professora de Fisioterapia, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO). Atualmente, professora titular, ESEFFEGO, Núcleo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Aperfeiçoamento na área ortopédica (doenças da coluna vertebral por meio da Reeducação Postural Global (RPG) e o método Pilates, em pacientes com Doença de Parkinson e Alzheimer.

Doutoranda em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestre em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Graduada em Fisioterapia, Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNE), atual Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Campina Grande, PB. Professora de Fisioterapia, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO). Atualmente, professora titular, ESEFFEGO, Núcleo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Aperfeiçoamento na área ortopédica (doenças da coluna vertebral por meio da Reeducação Postural Global (RPG) e o método Pilates, em pacientes com Doença de Parkinson e Alzheimer.

 

 

Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga, Pós-doutorado, FMRP-USP, e na Vrije University Amsterdam (Holanda). Doutorado em Ciências Médicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos. Fisioterapeuta e especialista em Fisioterapia Neurológica, Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Cinesioterapia, Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, Professora Adjunta, Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Pós-doutorado, FMRP-USP, e na Vrije University Amsterdam (Holanda). Doutorado em Ciências Médicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos. Fisioterapeuta e especialista em Fisioterapia Neurológica, Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Cinesioterapia, Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, Professora Adjunta, Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Silva, A. T., Sá, A. M. de, Carvalho, B. de A., Costa, K. S., Nascimento, R. S., Paredes, I. M. G. T., & Formiga, C. K. M. R. (2018). Influência da idade na capacidade funcional e mobilidade de idosos praticantes de Pilates. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 267–279. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p267-279

Edição

Seção

Artigos