Envelhecer com sucesso: contributos da educação

Autores

  • Maria Conceição Antunes Diretora do Curso de Mestrado em Educação, Área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. Campus de Gualtar, Instituto de Educação. Universidade do Minho, Braga, Portugal.
  • Nádia Almeida Educadora Social. Mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Educação. Instituto de Educação. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p81-107

Palavras-chave:

Envelhecimento bem-sucedido, Educação, Desenvolvimento humano.

Resumo

O fenómeno do envelhecimento tem vindo a tornar-se objeto de grande interesse no âmbito da investigação educativa, devido ao facto de ser, hoje, consensualmente aceite a ideia de que a intervenção educativa na e com a terceira idade constitui um poderoso instrumento no processo do envelhecimento bem-sucedido. O nosso trabalho apresenta os resultados de um projeto de investigação/intervenção desenvolvido com pessoas idosas em contexto institucional, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento bem-sucedido. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico, e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, a nossa intervenção baseou-se na dinamização de quatro oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem dos participantes. Os resultados evidenciaram uma incontornável relação entre educação e envelhecimento bem-sucedido. Entre os resultados positivos podemos salientar como estratégias favorecedoras de um processo de envelhecimento bem-sucedido, a aquisição de novas aprendizagens e a promoção do convívio e da relação interpessoal.

Biografia do Autor

Maria Conceição Antunes, Diretora do Curso de Mestrado em Educação, Área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. Campus de Gualtar, Instituto de Educação. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Diretora do Curso de Mestrado em Educação, Área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. Campus de Gualtar, Instituto de Educação. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

 

Nádia Almeida, Educadora Social. Mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Educação. Instituto de Educação. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Educadora Social. Mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Educação. Instituto de Educação. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

 

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Antunes, M. C., & Almeida, N. (2019). Envelhecer com sucesso: contributos da educação. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 81–107. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p81-107

Edição

Seção

Artigos