Envelhecer com sucesso: contributos da educação

Maria Conceição Antunes, Nádia Almeida

Resumo


O fenómeno do envelhecimento tem vindo a tornar-se objeto de grande interesse no âmbito da investigação educativa, devido ao facto de ser, hoje, consensualmente aceite a ideia de que a intervenção educativa na e com a terceira idade constitui um poderoso instrumento no processo do envelhecimento bem-sucedido. O nosso trabalho apresenta os resultados de um projeto de investigação/intervenção desenvolvido com pessoas idosas em contexto institucional, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento bem-sucedido. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico, e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, a nossa intervenção baseou-se na dinamização de quatro oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem dos participantes. Os resultados evidenciaram uma incontornável relação entre educação e envelhecimento bem-sucedido. Entre os resultados positivos podemos salientar como estratégias favorecedoras de um processo de envelhecimento bem-sucedido, a aquisição de novas aprendizagens e a promoção do convívio e da relação interpessoal.


Palavras-chave


Envelhecimento bem-sucedido; Educação; Desenvolvimento humano.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p81-107

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.