A Extensão Universitária como estratégia para a Educação em Saúde com um grupo de idosos

Ana Jéssica Silva Damasceno, Caroline Ponte Aragão, Francisco Matheus Sampaio Mesquita, Victor Paiva Vasconcelos, Lara Silva de Sousa, Liliane Vieira de Sousa, Andréa Carvalho Araújo Moreira

Resumo


Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências de estudantes do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade pública do interior do estado do Ceará, Brasil, com um grupo de idosos de um Centro de Saúde da Família. As ações foram desenvolvidas por meio de abordagens grupais, com a utilização de metodologias ativas. Foram abordados temas relevantes à área do envelhecimento, como: hipertensão, alimentação saudável e prevenção de quedas, quando se adquiriram novos saberes, esclareceram-se dúvidas, em momentos ricos na condução de um grupo intergeracional, significativo para a formação acadêmica, uma ação de grande valia na Atenção Primária para o aprofundamento no estudo das temáticas abordadas. Assim, conclui-se que a realização de grupos de idosos com abordagens didáticas é um excelente meio de empoderar esses idosos sobre temas do seu cotidiano, e sobre a promoção à saúde, afastando-se do foco meramente clínico da saúde, e fazendo-se uso de outros meios de cuidado, ao enxergar o indivíduo em seu aspecto singular, biopsicossocial e espiritual.


Palavras-chave


Promoção da Saúde; Qualidade de Vida; Envelhecimento; Velhice.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p317-333

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.