A Extensão Universitária como estratégia para a Educação em Saúde com um grupo de idosos

Auteurs-es

  • Ana Jéssica Silva Damasceno Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.
  • Caroline Ponte Aragão Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.
  • Francisco Matheus Sampaio Mesquita Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.
  • Victor Paiva Vasconcelos Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.
  • Lara Silva de Sousa Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.
  • Liliane Vieira de Sousa Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.
  • Andréa Carvalho Araújo Moreira Enfermeira, UVA, Universidade Estadual Vale do Acaraú. Doutora em Enfermagem, UFC, Universidade Federal do Ceará. Mestre em Saúde Pública, UFC. Professora do Curso de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Sobral, CE, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p317-333

Mots-clés :

Promoção da Saúde, Qualidade de Vida, Envelhecimento, Velhice.

Résumé

Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências de estudantes do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade pública do interior do estado do Ceará, Brasil, com um grupo de idosos de um Centro de Saúde da Família. As ações foram desenvolvidas por meio de abordagens grupais, com a utilização de metodologias ativas. Foram abordados temas relevantes à área do envelhecimento, como: hipertensão, alimentação saudável e prevenção de quedas, quando se adquiriram novos saberes, esclareceram-se dúvidas, em momentos ricos na condução de um grupo intergeracional, significativo para a formação acadêmica, uma ação de grande valia na Atenção Primária para o aprofundamento no estudo das temáticas abordadas. Assim, conclui-se que a realização de grupos de idosos com abordagens didáticas é um excelente meio de empoderar esses idosos sobre temas do seu cotidiano, e sobre a promoção à saúde, afastando-se do foco meramente clínico da saúde, e fazendo-se uso de outros meios de cuidado, ao enxergar o indivíduo em seu aspecto singular, biopsicossocial e espiritual.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Jéssica Silva Damasceno, Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.

Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.

 

Caroline Ponte Aragão, Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.

Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.

 

Francisco Matheus Sampaio Mesquita, Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.

Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.

 

Victor Paiva Vasconcelos, Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.

Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.

 

Lara Silva de Sousa, Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.

Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.

 

Liliane Vieira de Sousa, Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.

Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.  

 

Andréa Carvalho Araújo Moreira, Enfermeira, UVA, Universidade Estadual Vale do Acaraú. Doutora em Enfermagem, UFC, Universidade Federal do Ceará. Mestre em Saúde Pública, UFC. Professora do Curso de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Sobral, CE, Brasil.

Enfermeira, UVA, Universidade Estadual Vale do Acaraú. Doutora em Enfermagem, UFC, Universidade Federal do Ceará. Mestre em Saúde Pública, UFC. Professora do Curso de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Sobral, CE, Brasil.

 

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Publié-e

2018-12-30

Comment citer

Damasceno, A. J. S., Aragão, C. P., Mesquita, F. M. S., Vasconcelos, V. P., Sousa, L. S. de, Sousa, L. V. de, & Moreira, A. C. A. (2018). A Extensão Universitária como estratégia para a Educação em Saúde com um grupo de idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 317–333. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p317-333

Numéro

Rubrique

Relato de Experiência