Estimulação cognitiva em adultos e idosos de uma Faculdade Aberta à Terceira Idade.

Autores

  • Wanda Pereira Patrocinio Pedagoga, com pesquisa e atuação em Educação, Gerontologia, Psicossomática. Docente do Programa de Mestrado em Psicologia/Psicossomática da Universidade Ibirapuera. Diretora da Gero Vida.
  • Giovana Sposito Fisioterapeuta. Doutora em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Vilma Ferreira Fisioterapeuta. Discente do Programa de Mestrado em Psicologia/ Psicossomática da Universidade Ibirapuera.
  • Jecilene Rosana Costa-Frutuoso Jecilene Rosana Costa-Frutuoso – Fisioterapeuta. Doutora em Ciências, UNIFESP/ EPM. Docente do Programa de Mestrado em Psicologia/ Psicossomática da Universidade Ibirapuera. E-mail: jecilenecosta@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p357-370

Palavras-chave:

Estimulação cognitiva, Memória, Idosos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a efetividade de um treinamento de estimulação cognitiva (EC) em adultos e idosos participantes de uma Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI). Trata-se de um estudo exploratório e intervencionista, em que foram realizadas intervenções de estimulação cognitiva em um grupo de adultos e idosos participantes da FATI, n=19. Esperamos que este artigo contribua com as discussões e intervenções em estimulação cognitiva na área da Gerontologia, contribuindo para uma melhor sistematização das pesquisas aplicadas.

Biografia do Autor

Wanda Pereira Patrocinio, Pedagoga, com pesquisa e atuação em Educação, Gerontologia, Psicossomática. Docente do Programa de Mestrado em Psicologia/Psicossomática da Universidade Ibirapuera. Diretora da Gero Vida.

Pedagoga, com pesquisa e atuação em Educação, Gerontologia, Psicossomática. Doutora em Educação, Universidade Estadual de Campinas. Docente do Programa de Mestrado em Psicologia/Psicossomática da Universidade Ibirapuera. Diretora da Gero Vida.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-7726-9708

 

Giovana Sposito, Fisioterapeuta. Doutora em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Fisioterapeuta. Doutora em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Vilma Ferreira, Fisioterapeuta. Discente do Programa de Mestrado em Psicologia/ Psicossomática da Universidade Ibirapuera.

Fisioterapeuta. Discente do Programa de Mestrado em Psicologia/ Psicossomática da Universidade Ibirapuera.

 

Jecilene Rosana Costa-Frutuoso, Jecilene Rosana Costa-Frutuoso – Fisioterapeuta. Doutora em Ciências, UNIFESP/ EPM. Docente do Programa de Mestrado em Psicologia/ Psicossomática da Universidade Ibirapuera. E-mail: jecilenecosta@hotmail.com

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências, UNIFESP/ EPM. Docente do Programa de Mestrado em Psicologia/ Psicossomática da Universidade Ibirapuera.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Patrocinio, W. P., Sposito, G., Ferreira, V., & Costa-Frutuoso, J. R. (2019). Estimulação cognitiva em adultos e idosos de uma Faculdade Aberta à Terceira Idade. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 357–370. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p357-370

Edição

Seção

Artigos