Programas stricto sensu em Envelhecimento Humano do Brasil: formação e titulação dos professores

Autores

  • Dione Maria Setti Frizon Graduação em Ciências: Habilitação em Química – LP, Universidade de Passo Fundo, UPF. Mestre em Envelhecimento Humano, UPF. Passo Fundo, RS, Brasil.
  • Nadir Antonio Pichler Filosofia. Docente do Curso de Filosofia, da Área de Ética e Conhecimento e do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, Brasil. Experiência na área de Ética Geral, Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Felicidade, Bioética e Envelhecimento Humano.
  • Helenice de Moura Scortegagna Enfermagem. Mestre e Doutora em Enfermagem. Especialista em Gerontologia, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Professora da Universidade de Passo Fundo, UPF. Titular III, no Curso de Enfermagem, na Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. Docente permanente do Programa stricto sensu em Envelhecimento Humano da UPF. Experiência em Enfermagem e Gerontologia, ênfase nas áreas Envelhecimento/Saúde/Educação. Passo Fundo, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p335-347

Palavras-chave:

Docentes, Interdisciplinaridade, Gerontologia.

Resumo

O objetivo deste texto é conhecer as áreas de formação e de titulação dos docentes dos Programas stricto sensu em Envelhecimento Humano e Gerontologia do Brasil. É um estudo quantitativo com 184 docentes dos quadros permanentes dos 12 Programas stricto sensu em Envelhecimento Humano e Gerontologia do Brasil, com utilização da base de dados da Plataforma Lattes e páginas dos Programas. A coleta dos dados ocorreu no período de outubro a novembro de 2018. Os dados foram digitados e analisados em software de estatística. Como resultados: os 12 Programas stricto sensu em Envelhecimento Humano do Brasil possuem 184 docentes permanentes. Os docentes possuem formação em 30 diferentes cursos de graduação, sendo o maior percentual, 28, com formação em medicina; e 151 são da área da saúde. Dos 184 docentes, 118 possuem mestrados e doutorados nas áreas das Ciências da Saúde, seguido de 18 nas Ciências Biológicas; 14 na Linguística, Letras e Artes; 13 nas Ciências Humanas; 9 em Ciências Sociais Aplicadas; 6 em Outros; 5 em Ciências Exatas e da Terra; 2 nas Engenharias e nenhum em Ciências Agrárias, da Área de conhecimento do CNPq. Como conclusão: a maioria, 28, são do curso de medicina, 20 da educação física, 19 da psicologia, 17 da enfermagem e 17 da fisioterapia, 14 da nutrição, 12 da biologia e 10 da farmácia. Também a maioria, 118 são da área do conhecimento das Ciências da Saúde, seguido de 27 das Ciências Humanas e 12 das Ciências Biológicas. Mesmo com predomínio da formação e da titulação nas Ciências da Saúde, os Programas demonstram ter um caráter interdisciplinar na composição dos docentes permanentes e estão em consonância com as recomendações da Área Interdisciplinar da CAPES, com possibilidade de produzir conhecimentos condizentes acerca do processo de envelhecer.

 

Biografia do Autor

Dione Maria Setti Frizon, Graduação em Ciências: Habilitação em Química – LP, Universidade de Passo Fundo, UPF. Mestre em Envelhecimento Humano, UPF. Passo Fundo, RS, Brasil.

Graduação em Ciências: Habilitação em Química – LP, Universidade de Passo Fundo, UPF. Mestre em Envelhecimento Humano, UPF. Passo Fundo, RS, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4422-7146.

 

Nadir Antonio Pichler, Filosofia. Docente do Curso de Filosofia, da Área de Ética e Conhecimento e do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, Brasil. Experiência na área de Ética Geral, Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Felicidade, Bioética e Envelhecimento Humano.

Doutor, Mestre e Graduado em Filosofia. Docente do Curso de Filosofia, da Área de Ética e Conhecimento e do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, Brasil. Experiência na área de Ética Geral, Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Felicidade, Bioética e Envelhecimento Humano.

URL: http://orcid.org/0000-0001-8534-7326

 

Helenice de Moura Scortegagna, Enfermagem. Mestre e Doutora em Enfermagem. Especialista em Gerontologia, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Professora da Universidade de Passo Fundo, UPF. Titular III, no Curso de Enfermagem, na Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. Docente permanente do Programa stricto sensu em Envelhecimento Humano da UPF. Experiência em Enfermagem e Gerontologia, ênfase nas áreas Envelhecimento/Saúde/Educação. Passo Fundo, RS, Brasil.

Helenice de Moura Scortegagna - Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem. Especialista em Gerontologia, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Professora da Universidade de Passo Fundo, UPF. Titular III, no Curso de Enfermagem, na Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. Docente permanente do Programa stricto sensu em Envelhecimento Humano da UPF. Experiência em Enfermagem e Gerontologia, ênfase nas áreas Envelhecimento/Saúde/Educação. Passo Fundo, RS, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-8604-9005.

 

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Frizon, D. M. S., Pichler, N. A., & Scortegagna, H. de M. (2019). Programas stricto sensu em Envelhecimento Humano do Brasil: formação e titulação dos professores. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 335–347. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p335-347

Edição

Seção

Artigos