Programas stricto sensu em Envelhecimento Humano do Brasil: formação e titulação dos professores

Auteurs-es

  • Dione Maria Setti Frizon Graduação em Ciências: Habilitação em Química – LP, Universidade de Passo Fundo, UPF. Mestre em Envelhecimento Humano, UPF. Passo Fundo, RS, Brasil.
  • Nadir Antonio Pichler Filosofia. Docente do Curso de Filosofia, da Área de Ética e Conhecimento e do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, Brasil. Experiência na área de Ética Geral, Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Felicidade, Bioética e Envelhecimento Humano.
  • Helenice de Moura Scortegagna Enfermagem. Mestre e Doutora em Enfermagem. Especialista em Gerontologia, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Professora da Universidade de Passo Fundo, UPF. Titular III, no Curso de Enfermagem, na Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. Docente permanente do Programa stricto sensu em Envelhecimento Humano da UPF. Experiência em Enfermagem e Gerontologia, ênfase nas áreas Envelhecimento/Saúde/Educação. Passo Fundo, RS, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p335-347

Mots-clés :

Docentes, Interdisciplinaridade, Gerontologia.

Résumé

O objetivo deste texto é conhecer as áreas de formação e de titulação dos docentes dos Programas stricto sensu em Envelhecimento Humano e Gerontologia do Brasil. É um estudo quantitativo com 184 docentes dos quadros permanentes dos 12 Programas stricto sensu em Envelhecimento Humano e Gerontologia do Brasil, com utilização da base de dados da Plataforma Lattes e páginas dos Programas. A coleta dos dados ocorreu no período de outubro a novembro de 2018. Os dados foram digitados e analisados em software de estatística. Como resultados: os 12 Programas stricto sensu em Envelhecimento Humano do Brasil possuem 184 docentes permanentes. Os docentes possuem formação em 30 diferentes cursos de graduação, sendo o maior percentual, 28, com formação em medicina; e 151 são da área da saúde. Dos 184 docentes, 118 possuem mestrados e doutorados nas áreas das Ciências da Saúde, seguido de 18 nas Ciências Biológicas; 14 na Linguística, Letras e Artes; 13 nas Ciências Humanas; 9 em Ciências Sociais Aplicadas; 6 em Outros; 5 em Ciências Exatas e da Terra; 2 nas Engenharias e nenhum em Ciências Agrárias, da Área de conhecimento do CNPq. Como conclusão: a maioria, 28, são do curso de medicina, 20 da educação física, 19 da psicologia, 17 da enfermagem e 17 da fisioterapia, 14 da nutrição, 12 da biologia e 10 da farmácia. Também a maioria, 118 são da área do conhecimento das Ciências da Saúde, seguido de 27 das Ciências Humanas e 12 das Ciências Biológicas. Mesmo com predomínio da formação e da titulação nas Ciências da Saúde, os Programas demonstram ter um caráter interdisciplinar na composição dos docentes permanentes e estão em consonância com as recomendações da Área Interdisciplinar da CAPES, com possibilidade de produzir conhecimentos condizentes acerca do processo de envelhecer.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Dione Maria Setti Frizon, Graduação em Ciências: Habilitação em Química – LP, Universidade de Passo Fundo, UPF. Mestre em Envelhecimento Humano, UPF. Passo Fundo, RS, Brasil.

Graduação em Ciências: Habilitação em Química – LP, Universidade de Passo Fundo, UPF. Mestre em Envelhecimento Humano, UPF. Passo Fundo, RS, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4422-7146.

 

Nadir Antonio Pichler, Filosofia. Docente do Curso de Filosofia, da Área de Ética e Conhecimento e do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, Brasil. Experiência na área de Ética Geral, Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Felicidade, Bioética e Envelhecimento Humano.

Doutor, Mestre e Graduado em Filosofia. Docente do Curso de Filosofia, da Área de Ética e Conhecimento e do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, Brasil. Experiência na área de Ética Geral, Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Felicidade, Bioética e Envelhecimento Humano.

URL: http://orcid.org/0000-0001-8534-7326

 

Helenice de Moura Scortegagna, Enfermagem. Mestre e Doutora em Enfermagem. Especialista em Gerontologia, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Professora da Universidade de Passo Fundo, UPF. Titular III, no Curso de Enfermagem, na Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. Docente permanente do Programa stricto sensu em Envelhecimento Humano da UPF. Experiência em Enfermagem e Gerontologia, ênfase nas áreas Envelhecimento/Saúde/Educação. Passo Fundo, RS, Brasil.

Helenice de Moura Scortegagna - Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem. Especialista em Gerontologia, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Professora da Universidade de Passo Fundo, UPF. Titular III, no Curso de Enfermagem, na Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. Docente permanente do Programa stricto sensu em Envelhecimento Humano da UPF. Experiência em Enfermagem e Gerontologia, ênfase nas áreas Envelhecimento/Saúde/Educação. Passo Fundo, RS, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-8604-9005.

 

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Publié-e

2019-09-30

Comment citer

Frizon, D. M. S., Pichler, N. A., & Scortegagna, H. de M. (2019). Programas stricto sensu em Envelhecimento Humano do Brasil: formação e titulação dos professores. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 335–347. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p335-347

Numéro

Rubrique

Artigos