Relações Interpessoais, Vínculos Familiares e Sociais de Idosos Institucionalizados

Autores

  • Silvia Virginia Coutinho Areosa Psicologia, Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordena o Mestrado Profissional em Psicologia, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania" e Vice-líder do grupo de pesquisa "Democracia e Políticas Públicas" e integrante do grupo de trabalho da ANPEPP em Representações Sociais. Experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Gerontologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p493-513

Palavras-chave:

Gerontologia, Idosos, Instituições.

Resumo

O artigo refere uma experiência interdisciplinar realizada na Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos de Santa Cruz do Sul, RS. Apresenta dados relativos às características dos idosos institucionalizados e ressalta a importância da Universidade no desenvolvimento de ações interdisciplinares para o fortalecimento de vínculos familiares e sociais. As ações coletivas interdisciplinares com idosos desafiam os profissionais a desenvolverem sua intervenção, de forma a dar conta da multidimensionalidade do envelhecimento.


Biografia do Autor

Silvia Virginia Coutinho Areosa, Psicologia, Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordena o Mestrado Profissional em Psicologia, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania" e Vice-líder do grupo de pesquisa "Democracia e Políticas Públicas" e integrante do grupo de trabalho da ANPEPP em Representações Sociais. Experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Gerontologia.

Psicóloga, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestra em Psicologia Social e da Personalidade, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Doutorado-sanduíche em Serviço Social, PUCRS, ano de 2007 no Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação, Universidade de Barcelona, Espanha com bolsa CAPES. Pós-Doutorado em Serviço Social, PUCRS, com bolsa CNPq. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordena o Mestrado Profissional em Psicologia, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania" e Vice-líder do grupo de pesquisa "Democracia e Políticas Públicas" e integrante do grupo de trabalho da ANPEPP em Representações Sociais. Experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Gerontologia.

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-7308-0724.

 

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Areosa, S. V. C. (2019). Relações Interpessoais, Vínculos Familiares e Sociais de Idosos Institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 493–513. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p493-513

Edição

Seção

Relato de Experiência