Relaciones interpersonales, lazos familiares y sociales de ancianos institucionalizados

Autores/as

  • Silvia Virginia Coutinho Areosa Psicologia, Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordena o Mestrado Profissional em Psicologia, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania" e Vice-líder do grupo de pesquisa "Democracia e Políticas Públicas" e integrante do grupo de trabalho da ANPEPP em Representações Sociais. Experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Gerontologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p493-513

Palabras clave:

Gerontología, Ancianos, Instituciones.

Resumen

El artículo hace referencia a una experiencia interdisciplinaria llevada a cabo en la Asociación de Asistencia a los Necesitados y Ancianos de Santa Cruz do Sul, RS. Presenta datos relacionados con las características de los ancianos institucionalizados y destaca la importancia de la Universidad en el desarrollo de acciones interdisciplinarias para fortalecer los lazos familiares y sociales. Acciones colectivas interdisciplinarias con los adultos mayores, desafiando a los profesionales a desarrollar su intervención para dar cuenta de la multidimensionalidad del envejecimiento.

Biografía del autor/a

Silvia Virginia Coutinho Areosa, Psicologia, Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordena o Mestrado Profissional em Psicologia, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania" e Vice-líder do grupo de pesquisa "Democracia e Políticas Públicas" e integrante do grupo de trabalho da ANPEPP em Representações Sociais. Experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Gerontologia.

Psicóloga, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestra em Psicologia Social e da Personalidade, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Doutorado-sanduíche em Serviço Social, PUCRS, ano de 2007 no Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação, Universidade de Barcelona, Espanha com bolsa CAPES. Pós-Doutorado em Serviço Social, PUCRS, com bolsa CNPq. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordena o Mestrado Profissional em Psicologia, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania" e Vice-líder do grupo de pesquisa "Democracia e Políticas Públicas" e integrante do grupo de trabalho da ANPEPP em Representações Sociais. Experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Gerontologia.

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-7308-0724.

 

Publicado

2019-09-30

Cómo citar

Areosa, S. V. C. (2019). Relaciones interpersonales, lazos familiares y sociales de ancianos institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 493–513. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p493-513

Número

Sección

Relato de Experiência