Interpersonal Relations, Family and Social Ties of Institutionalized Elderly

Authors

  • Silvia Virginia Coutinho Areosa Psicologia, Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordena o Mestrado Profissional em Psicologia, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania" e Vice-líder do grupo de pesquisa "Democracia e Políticas Públicas" e integrante do grupo de trabalho da ANPEPP em Representações Sociais. Experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Gerontologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p493-513

Keywords:

Gerontology, Elderly, Institutions.

Abstract

This article deals with an interdisciplinary experiment conducted in the Association of Assistance to Needy and Elder of Santa Cruz do Sul, RS. The article presents some data related with the characteristics of institutionalized elderly and points out the importance of the university in the development of interdisciplinary actions that contribute to the strengthening of family and social ties. The interdisciplinary collective actions with old-aged people, challenging professionals to develop their intervention, in a way that involves the multidimensionality of aging.


Author Biography

Silvia Virginia Coutinho Areosa, Psicologia, Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordena o Mestrado Profissional em Psicologia, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania" e Vice-líder do grupo de pesquisa "Democracia e Políticas Públicas" e integrante do grupo de trabalho da ANPEPP em Representações Sociais. Experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Gerontologia.

Psicóloga, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestra em Psicologia Social e da Personalidade, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Doutorado-sanduíche em Serviço Social, PUCRS, ano de 2007 no Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação, Universidade de Barcelona, Espanha com bolsa CAPES. Pós-Doutorado em Serviço Social, PUCRS, com bolsa CNPq. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordena o Mestrado Profissional em Psicologia, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania" e Vice-líder do grupo de pesquisa "Democracia e Políticas Públicas" e integrante do grupo de trabalho da ANPEPP em Representações Sociais. Experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Gerontologia.

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-7308-0724.

 

Published

2019-09-30

How to Cite

Areosa, S. V. C. (2019). Interpersonal Relations, Family and Social Ties of Institutionalized Elderly. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 493–513. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p493-513

Issue

Section

Experience Report