Representações Sociais sobre a Quarentena construídas por Idosas Brasileiras

Autores

  • Jefferson Luiz de Cerqueira Castro Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí, UFPI, no qual foi bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI. Pós-Graduando em "Educação, Ética e Política", Universidade Estadual do Piauí, UESPI. Graduação em Psicologia, UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar, PSIQUED, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar.
  • Mateus Egilson da Silva Alves Graduando em Psicologia, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, PSIQUED. Foi participante da iniciação científica voluntária, ICV, e atualmente é bolsista PIBIC, nos projetos de pesquisa sobre a Análise Psicossocial da Velhice LGBT e suas Representações Sociais.
  • Ludgleydson Fernandes de Araújo Psicólogo, Doutor em Psicologia, Universidad de Granada, Espanha, com período sanduíche na Università di Bologna, Itália. Mestre em Psicologia e Saúde, Universidade de Granada, Espanha. Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia, UFPB. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar. Bolsista de Produtividade PQ-2 em pesquisa pelo CNPq. Coordenador do GT da ANPEPP "Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social".

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p141-164

Palavras-chave:

Quarentena, Representações Sociais, Idosas.

Resumo

Objetivou-se identificar as Representações Sociais (RS) sobre a quarentena entre idosas brasileiras. Participaram do estudo 69 idosas, com idades entre 60 e 87 anos. Utilizaram-se questionários sociodemográficos, entrevistas semiestruturadas e a técnica de associação livre de palavras. Os dados sobre as RS foram processados pelo software IRaMuTeQ. Verificaram-se distinções nas RS de quarentena, de acordo com a renda das idosas. Conclui-se que as desigualdades sociais podem implicar no isolamento social das idosas.

 

Biografia do Autor

Jefferson Luiz de Cerqueira Castro, Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí, UFPI, no qual foi bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI. Pós-Graduando em "Educação, Ética e Política", Universidade Estadual do Piauí, UESPI. Graduação em Psicologia, UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar, PSIQUED, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar.

Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí, UFPI, no qual foi bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI. Pós-Graduando em "Educação, Ética e Política", Universidade Estadual do Piauí, UESPI. Graduação em Psicologia, UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar, PSIQUED, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-7990-7611

 

Mateus Egilson da Silva Alves, Graduando em Psicologia, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, PSIQUED. Foi participante da iniciação científica voluntária, ICV, e atualmente é bolsista PIBIC, nos projetos de pesquisa sobre a Análise Psicossocial da Velhice LGBT e suas Representações Sociais.

Graduando em Psicologia, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, PSIQUED. Foi participante da iniciação científica voluntária, ICV, e atualmente é bolsista PIBIC, nos projetos de pesquisa sobre a Análise Psicossocial da Velhice LGBT e suas Representações Sociais.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-5759-8443.

 

Ludgleydson Fernandes de Araújo, Psicólogo, Doutor em Psicologia, Universidad de Granada, Espanha, com período sanduíche na Università di Bologna, Itália. Mestre em Psicologia e Saúde, Universidade de Granada, Espanha. Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia, UFPB. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar. Bolsista de Produtividade PQ-2 em pesquisa pelo CNPq. Coordenador do GT da ANPEPP "Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social".

Psicólogo, Doutor em Psicologia, Universidad de Granada, Espanha, com período sanduíche na Università di Bologna, Itália. Mestre em Psicologia e Saúde, Universidade de Granada, Espanha. Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia, UFPB. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar. Bolsista de Produtividade PQ-2 em pesquisa pelo CNPq. Coordenador do GT da ANPEPP "Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social". 

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4486-7565

 

 

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Castro, J. L. de C., Alves, M. E. da S., & Araújo, L. F. de. (2020). Representações Sociais sobre a Quarentena construídas por Idosas Brasileiras. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 141–165. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p141-164