Social Representations about Quarantine built by Elderly Brazilian Women

Authors

  • Jefferson Luiz de Cerqueira Castro Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí, UFPI, no qual foi bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI. Pós-Graduando em "Educação, Ética e Política", Universidade Estadual do Piauí, UESPI. Graduação em Psicologia, UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar, PSIQUED, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar.
  • Mateus Egilson da Silva Alves Graduando em Psicologia, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, PSIQUED. Foi participante da iniciação científica voluntária, ICV, e atualmente é bolsista PIBIC, nos projetos de pesquisa sobre a Análise Psicossocial da Velhice LGBT e suas Representações Sociais.
  • Ludgleydson Fernandes de Araújo Psicólogo, Doutor em Psicologia, Universidad de Granada, Espanha, com período sanduíche na Università di Bologna, Itália. Mestre em Psicologia e Saúde, Universidade de Granada, Espanha. Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia, UFPB. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar. Bolsista de Produtividade PQ-2 em pesquisa pelo CNPq. Coordenador do GT da ANPEPP "Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social".

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p141-164

Keywords:

Quarentine, Social Representations, Elderly Women.

Abstract

The objective was to identify the Social Representations (RS) about quarantine among Brazilian elderly women. 69 elderly women, aged between 60 and 87 years, participated in the study. Sociodemographic questionnaires, semi-structured interviews and the technique of free word association were used. The data on the SR were processed by the IRaMuTeQ software. Distinctions were found in the quarantine SR according to the income of the elderly. It is concluded that social inequalities can imply the social isolation of elderly women.

 

Author Biographies

Jefferson Luiz de Cerqueira Castro, Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí, UFPI, no qual foi bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI. Pós-Graduando em "Educação, Ética e Política", Universidade Estadual do Piauí, UESPI. Graduação em Psicologia, UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar, PSIQUED, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar.

Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí, UFPI, no qual foi bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI. Pós-Graduando em "Educação, Ética e Política", Universidade Estadual do Piauí, UESPI. Graduação em Psicologia, UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar, PSIQUED, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-7990-7611

 

Mateus Egilson da Silva Alves, Graduando em Psicologia, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, PSIQUED. Foi participante da iniciação científica voluntária, ICV, e atualmente é bolsista PIBIC, nos projetos de pesquisa sobre a Análise Psicossocial da Velhice LGBT e suas Representações Sociais.

Graduando em Psicologia, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, PSIQUED. Foi participante da iniciação científica voluntária, ICV, e atualmente é bolsista PIBIC, nos projetos de pesquisa sobre a Análise Psicossocial da Velhice LGBT e suas Representações Sociais.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-5759-8443.

 

Ludgleydson Fernandes de Araújo, Psicólogo, Doutor em Psicologia, Universidad de Granada, Espanha, com período sanduíche na Università di Bologna, Itália. Mestre em Psicologia e Saúde, Universidade de Granada, Espanha. Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia, UFPB. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar. Bolsista de Produtividade PQ-2 em pesquisa pelo CNPq. Coordenador do GT da ANPEPP "Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social".

Psicólogo, Doutor em Psicologia, Universidad de Granada, Espanha, com período sanduíche na Università di Bologna, Itália. Mestre em Psicologia e Saúde, Universidade de Granada, Espanha. Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia, UFPB. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar. Bolsista de Produtividade PQ-2 em pesquisa pelo CNPq. Coordenador do GT da ANPEPP "Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social". 

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4486-7565

 

 

Published

2020-09-10

How to Cite

Castro, J. L. de C., Alves, M. E. da S., & Araújo, L. F. de. (2020). Social Representations about Quarantine built by Elderly Brazilian Women. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 141–165. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p141-164