Representaciones Sociales sobre Quarentena construida por Mujeres Brasileñas Mayores

Autores/as

  • Jefferson Luiz de Cerqueira Castro Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí, UFPI, no qual foi bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI. Pós-Graduando em "Educação, Ética e Política", Universidade Estadual do Piauí, UESPI. Graduação em Psicologia, UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar, PSIQUED, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar.
  • Mateus Egilson da Silva Alves Graduando em Psicologia, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, PSIQUED. Foi participante da iniciação científica voluntária, ICV, e atualmente é bolsista PIBIC, nos projetos de pesquisa sobre a Análise Psicossocial da Velhice LGBT e suas Representações Sociais.
  • Ludgleydson Fernandes de Araújo Psicólogo, Doutor em Psicologia, Universidad de Granada, Espanha, com período sanduíche na Università di Bologna, Itália. Mestre em Psicologia e Saúde, Universidade de Granada, Espanha. Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia, UFPB. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar. Bolsista de Produtividade PQ-2 em pesquisa pelo CNPq. Coordenador do GT da ANPEPP "Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social".

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p141-164

Palabras clave:

Cuarentena, Representaciones Sociales, Mujeres Mayores.

Resumen

El objetivo fue identificar las Representaciones Sociales (RS) sobre cuarentena entre mujeres brasileñas mayores. Participaron 69 mujeres mayores, de entre 60 y 87 años. Se utilizaron cuestionarios sociodemográficos, entrevistas semiestructuradas y la técnica de asociación libre de palabras. Los datos de las RS fueron procesados por el software IRaMuTeQ. Se encontraron distinciones en las RS de cuarentena según los ingresos de las mujeres mayores. Se concluye que las desigualdades sociales pueden implicar el aislamiento social de las mujeres mayores.

 

Biografía del autor/a

Jefferson Luiz de Cerqueira Castro, Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí, UFPI, no qual foi bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI. Pós-Graduando em "Educação, Ética e Política", Universidade Estadual do Piauí, UESPI. Graduação em Psicologia, UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar, PSIQUED, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar.

Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí, UFPI, no qual foi bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI. Pós-Graduando em "Educação, Ética e Política", Universidade Estadual do Piauí, UESPI. Graduação em Psicologia, UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar, PSIQUED, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-7990-7611

 

Mateus Egilson da Silva Alves, Graduando em Psicologia, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, PSIQUED. Foi participante da iniciação científica voluntária, ICV, e atualmente é bolsista PIBIC, nos projetos de pesquisa sobre a Análise Psicossocial da Velhice LGBT e suas Representações Sociais.

Graduando em Psicologia, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, PSIQUED. Foi participante da iniciação científica voluntária, ICV, e atualmente é bolsista PIBIC, nos projetos de pesquisa sobre a Análise Psicossocial da Velhice LGBT e suas Representações Sociais.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-5759-8443.

 

Ludgleydson Fernandes de Araújo, Psicólogo, Doutor em Psicologia, Universidad de Granada, Espanha, com período sanduíche na Università di Bologna, Itália. Mestre em Psicologia e Saúde, Universidade de Granada, Espanha. Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia, UFPB. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar. Bolsista de Produtividade PQ-2 em pesquisa pelo CNPq. Coordenador do GT da ANPEPP "Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social".

Psicólogo, Doutor em Psicologia, Universidad de Granada, Espanha, com período sanduíche na Università di Bologna, Itália. Mestre em Psicologia e Saúde, Universidade de Granada, Espanha. Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia, UFPB. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, UFDPar. Bolsista de Produtividade PQ-2 em pesquisa pelo CNPq. Coordenador do GT da ANPEPP "Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social". 

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4486-7565

 

 

Publicado

2020-09-10

Cómo citar

Castro, J. L. de C., Alves, M. E. da S., & Araújo, L. F. de. (2020). Representaciones Sociales sobre Quarentena construida por Mujeres Brasileñas Mayores. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 141–165. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p141-164